Na Paraíba

PGR suspende investigação de exploração sexual na Igreja e MPT vai recorrer

O procurador-geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada decidiu que o Ministério Público do Trabalho na Paraíba não deve apurar relatos envolvendo membros da Igreja Católica

PGR suspende investigação de exploração sexual na Igreja e MPT vai recorrer

José Bonifácio Borges de Andrada é o procurador-geral da República em exercício — Foto:Divulgação

O procurador-geral da República em exercício, José Bonifácio Borges de Andrada, suspendeu temporariamente a investigação sobre exploração sexual de meninos por sacerdotes da Igreja Católica na Paraíba. O procurador decidiu que o Ministério Público do Trabalho na Paraíba não deve apurar relatos envolvendo membros da Igreja Católica.

Borges de Andrada concedeu liminar em conflito de atribuição instaurado no Conselho Nacional do Ministério Público. É do procurador-geral a tarefa de resolver litígios envolvendo a competência de unidades do MP.

O procedimento teve início quando um cidadão reclamou da atuação de um procurador do Trabalho. Segundo a reclamação, ele estava agindo com abuso de poder e coagindo testemunhas. Borges de Andrada concluiu que, como os fatos “têm nítida repercussão criminal, evidencia-se a atribuição do Ministério Público do Estado da Paraíba para sua investigação”.

“O teor dos depoimentos tomados pelo membro do MPT demonstra que a suposta exploração sexual tinha motivações diversas, não ligadas ao comércio ou ao intuito de lucro. Logo, ao menos nesta análise prefacial, não é possível extrair dos fatos a existência de relação de trabalho, a atrair a atribuição do Ministério Público do Trabalho”, afirmou.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba emitiu uma nota informando a interrupção das investigações e informou que o procurador Eduardo Varandas não irá se pronunciar sobre o caso.

O MPT-PB ainda pretende recorrer e tomar as medidas cabíveis para retomar as investigações e o procedimento.

Confira a nota do MPT na íntegra:

NOTA DO MPT-PB

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) confirmou que o procurador-geral da República em Exercício, José Bonifácio Borges de Andrada, suspendeu, temporariamente, a investigação acerca da ‘Exploração Sexual de meninos, por sacerdotes católicos da Arquidiocese da Paraíba’.

Todavia, reafirma que tomará as medidas cabíveis para que o poder investigatório do Ministério Público do Trabalho (MPT) seja restaurado e o procedimento retome o seu curso.

O procedimento ainda se encontra sigiloso, somente tendo acesso às peças os advogados devidamente habilitados nos autos, para o regular exercício do direito de defesa dos seus constituintes, e não autoriza a divulgação pública do conteúdo investigado.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes