
Polícia Federal, imagem ilustrativa. (Foto: Agência Brasil)
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), uma operação contra fraudes em benefícios assistenciais com o uso de ‘idosos de aluguel’, na Paraíba.
Conforme obtido pelo ClickPB, de acordo com informações da PF, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba, nos municípios de Tupanatinga/PE e Mata Grande/AL, com o objetivo de investigar a organização criminosa responsável pelas fraudes.
A operação, intitulada ‘Fraus’, tem o objetivo de combater as fraudes realizadas por meio da criação de pessoas fictícias para saques indevidos do benefício.
A PF começou as investigações após a prisão em flagrante de dois envolvidos em junho de 2023, em Mamanguape, durante uma tentativa de saque indevido do benefício assistencial em nome de uma pessoa inexistente.
Após investigação, foram identificados novos membros da organização criminosa e a forma como a quadrilha atuava.
A ação da PF é realizada em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Previdência Social.
Os investigados devem responder pelos crimes de estelionato, uso de documentos falsos, falsidade ideológica e associação criminosa. Juntas, as penas podem chegar até 15 anos de prisão.