
Ponte do Futuro: obras avançam e complexo deve ser entregue em 2026. (foto: Clilson Júnior)
O Complexo ‘Ponte do Futuro’ que vai ligar as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, começa a tomar forma com o avanço das obras. Em imagens captadas neste sábado (12), pelo jornalista Clilson Júnior, do Portal ClickPB, é possível observar a concretagem de vigas e colocação das mesmas no local definitivo da ponte.
Como trouxe o ClickPB, as obras estão com uma execução em torno de 15% e além da concretagem das vigas, algumas das travessas – estruturas essenciais que servirão de apoio para as vigas – já foram concluídas, como as que estão posicionadas sobre o Rio Una.
CONFIRA IMAGENS NO FIM DA MATÉRIA
Obras da Ponte do Futuro: cronograma
Como trouxe o ClickPB, o engenheiro Igor Girardi, representante do Consórcio Jampa, responsável pela execução do projeto, assegurou ao ClickPB que a obra está transcorrendo conforme o cronograma previsto, mesmo com as chuvas.
Segundo o Governo do Estado, que gerencia a construção por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), a previsão é que a obra do complexo seja concluída até o fim de 2026. As obras da Ponte do Futuro começam no quilômetro 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo.
Serão construídas duas pontes, uma com 2 km e outra com 420 metros, além de um viaduto sobre a linha férrea, com 40 metros. A ponte maior será no braço de mar em Jacaré e a outra no Rio da Guia, no município de Lucena.
Projeto básico da Ponte do Futuro. (foto: divulgação/DER-PB)
Ponte do Futuro ligará região do Jacaré e Intermares (Cabedelo) a Forte Velho (Santa Rita) e Costinha (Lucena). (Foto: Reprodução/Vídeo DER-PB)
Projeto da Ponte do Futuro. (foto: Divulgação/DER-PB) (Foto: obras, ponte, empregos, cabedelo, joao azevedo)
Projeto da Ponte do Futuro - Foto: Divulgação/Secom-PB
O Complexo também contempla o prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; além da adequação da PB-025 até o entroncamento com a BR-101, com 500 metros de extensão.
Além do impacto econômico, conforme o Governo do Estado, a obra proporcionará melhor mobilidade urbana na Região Metropolitana, com menos acidentes de trânsito, redução no tempo de deslocamento e melhoria na qualidade de vida dos moradores, aliados à diminuição dos índices de poluição ambiental.
Altura da ‘grande ponte’
Ao ClickPB, o engenheiro Girardi desmentiu informações que circularam nas redes sociais a respeito da altura final da ponte.
Ele explicou que a altura definitiva da estrutura será adequada para permitir a passagem segura de embarcações que navegam no local, mesmo durante os períodos de maré máxima do Rio Una.
“Sobre a altura final da ponte, vai ficar a altura necessária para passar as embarcações que trafegam no local durante a maré máxima do Rio. Essa do vídeo são as travessas, as vigas serão apoiadas sobre essa estrutura. As vigas estão sendo concretadas no canteiro e serão lançadas no local posteriormente”, detalhou o engenheiro.
Ao ClickPB, Igor detalhou que no rio Una a altura da ponte é de cerca de 3 metros na maré máxima e cerca de 5,5 metros na mínima. Já no trecho principal, sobre o rio Paraíba, a ponte terá 10 metros de altura por 50 metros de largura, considerando a maré máxima no trecho.
Próximos passos na construção da Ponte
Com a concretagem das vigas e a construção das travessas avançadas, os próximos passos da Ponte do Futuro incluem o lançamento e posicionamento dessas vigas sobre as travessas já existentes.
Leia mais sobre o tema no ClickPB
- Ponte do Futuro: obras chegam a fase de concretagem das estacas
- Gerno da Paraíba quer inaugurar Ponte do Futuro em 2026
Confira imagens da Ponte do Futuro, em julho de 2025:



