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População enfrenta filas longas e aglomerações para entrar em agência da Caixa Ecônomica, em João Pessoa

Quem foi a agência da Caixa Econômica Federal, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, nesta quarta-feira (16), precisou ter paciência e suportar o Sol forte. O motivo é que para entrar no banco se formaram filas longas e aglomerações. O aumento do fluxo de pessoas se deve ao pagamento de auxílios sociais e do abono salarial PIS, que começou a ser pago desde a semana passada. 

Um vídeo enviado ao ClickPB mostra o tamanho da fila e também a aglomeração de pessoas para poder receber um atendimento na agência da Caixa Econômica. O problema foi denunciado ao ClickPB por uma pessoa que preferiu não se identificar. “Aglomeração e falta de respeito e educação com a população por parte da Caixa Econômica”, disse.  

Conforme é observado no vídeo, a fila longa se formou na rua lateral do banco em Cruz das Armas. Aglomerações ainda estão proibidas de acordo com os decretos vigentes na Paraíba. No entanto, observa-se que os bancos ainda descumprem as medidas determinadas para prevenção de Covid-19.

Abono PIS na Paraíba

Na Paraíba, de acordo com dados obtidos pelo ClickPB, 349.760 trabalhadores foram identificados, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, como beneficiários do abono-salarial PIS. Dessa quantidade, também estão os trabalhadores remanescentes de 2019 que tiveram problemas e não receberam o benefício, aproximadamente 154 mil. O volume total a ser pago aos trabalhadores é de R$ 322.086.988,80. 

A Caixa Econômica Federal se pronunciou em nota nesta quinta-feira (17). 

Confira abaixo, na íntegra:

A CAIXA informa que o horário de funcionamento da Agência Cruz das Armas é de 10h às 16h e que todos os clientes que chegam à unidade até 16h recebem senhas que garantem o atendimento no mesmo dia.

O banco esclarece que a unidade segue rigorosamente as determinações específicas para agências bancárias elencadas nas legislações federal e estadual, com o objetivo de minimizar o risco de contaminação por Covid-19, notadamente: controle de entrada, monitoramento do distanciamento entre pessoas e lotação máxima de 50% da capacidade de atendimento da agência.

A CAIXA destaca que devido ao início dos pagamentos do Abono Salarial e do Auxílio Brasil o movimento nas agências se intensificou.

Para o Abono Salarial, os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA receberão o crédito automaticamente em suas contas, de acordo com o mês de nascimento.

Os trabalhadores recebem também por crédito pelo CAIXA Tem, em conta poupança social digital, ou ainda nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas e nos correspondentes CAIXA Aqui, utilizando Cartão e Senha do Cidadão.

Para fazer a consulta do benefício, basta utilizar os aplicativos CAIXA Trabalhador e CAIXA Tem, além do Atendimento CAIXA ao Cidadão, no 0800 726 0207 e Portal Cidadão, disponível em www.caixa.gov.br/abonosalarial.

As informações sobre o Auxílio Brasil podem ser consultadas pelo telefone 111. O atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A CAIXA também possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Auxílio Brasil, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos).

Por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões).