Eleição

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alertou o advogado Marcos Souto Maior, especialista em Direito Eleitoral.

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

A pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alertou o advogado Marcos Souto Maior, especialista em Direito Eleitoral. Durante entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade, desta quinta-feira (28), ao jornalista e apresentador Clilson Júnior, o advogado explicou as condutas permitidas e vedadas durante o período de pré-campanha.

O especialista Marcos Souto Maior falou que caso as regras não sejam cumpridas o pré-candidato pode ser punido com multa e até a cassação do mandato, caso obtenha êxito nas urnas.

A proibição de publicidade por meio de outdoors é vedado, inclusive os do tipo eletrônico, tanto na pré-campanha como no período de propaganda eleitoral. A empresa responsável, os partidos, as coligações, candidatas e candidatos estão sujeitos ao pagamento de multa no valor de R$ 5.000 a R$ 15.000 e são obrigados a retirar imediatamente a propaganda irregular.

Outra proibição, segundo o especialista é a transmissão ao vivo por emissoras de rádio e de televisão das prévias partidárias, sem prejuízo da cobertura dos meios de comunicação social.

Assista a entrevista do advogado Marcos Souto Maior:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

UFPB: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%

2

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

4

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

5

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba