Paraíba

Prefeitura cria cota para travestis e transexuais em cursos de idiomas em João Pessoa

“Ofertar essas vagas específicas para essa população é uma forma de valorizar essas pessoas”, disse o coordenador do Centro de Cidadania LGBT, Roberto Maia

Prefeitura cria cota para travestis e transexuais em cursos de idiomas em João Pessoa

Serão disponibilizadas quatro vagas para turmas de inglês, quatro para espanhol e duas para o curso de libras — Foto:Reprodução

O Programa Transcidadania JP firmou uma parceria com o Centro de Línguas Estrangeiras (Celest) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e abriu vagas para a população das travestis e transexuais inscrita no programa e que queiram fazer cursos de idiomas. O coordenador de Cidadania LGBT, Roberto Maia, disse ao Portal ClickPB que se trata da inserção social das travestis e transexuais do Programa Transcidadania JP, uma vez que elas não têm as mesmas oportunidades que os demais públicos.  

Inicialmente, a PMJP divulgou que as vagas seriam destinadas para o público LGBT, mas Roberto Maia explicou, nesta terça-feira (09), que isso foi um equívoco da Secretaria de Comunicação, e que as vagas vão beneficiar as travestis e transexuais. 

Serão disponibilizadas quatro vagas para turmas de inglês, quatro para espanhol e duas para o curso de libras.

A parceria entre o Celest e a coordenadoria LGBT e Igualdade Racial começou em junho de 2017. Na ocasião, 12 pessoas oriundas do programa iniciaram o curso na instituição.

“Percebemos a importância de inserir essa população nos cursos de línguas, pois o acesso a outro idioma facilita a inserção no mercado de trabalho formal”, o coordenador de Cidadania LGBT, Roberto Maia.

De acordo com o diretor do Celest, Jonathan Vieira, para ter acesso a essas vagas é necessário ter concluído o Ensino Fundamental II e estar inserido no programa. “Ofertar essas vagas específicas para essa população é uma forma de valorizar essas pessoas”, disse. Os profissionais que trabalham no Celest passaram por uma formação para atender essa população de maneira adequada.

Iniciativa – O Programa Transcidadania JP foi idealizado em março de 2015 e tem como objetivo inserir a população das travestis e transexuais, que atualmente tem uma expectativa de vida de 35 anos, nas políticas públicas municipais, tais como: habitação, educação, saúde, direitos sociais, empregabilidade  e cursos profissionalizantes.

Para se inserir no programa, os interessados devem entrar em contato com o Centro de Cidadania LGBT através do telefone 3222-8853 ou 3218-9246 até a próxima sexta-feira (12).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB:
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Motorista perde controle, carro sai de pista e bate em poste na Grande João Pessoa

2

Paraíba

Pedras de Fogo desembolsa R$ 150 mil com show para festa de emancipação política

3

Paraíba

Prefeitura de Bananeiras age rapidamente e evita rompimento de açude no distrito de Roma

4

Paraíba

Homem morre após passar mal em teste de aptidão do concurso da Polícia Militar da Paraíba

5

Paraíba

Quase 40 trechos de praias estão impróprios para banho este fim de semana na Paraíba; confira lista