Campina Grande

Prefeitura de Campina Grande deve concluir ainda neste mês anteprojeto da nova Vila dos Fogos

Equipe de arquitetura da Secretaria de Planejamento está empenhada para conclusão da proposta, que será executada em um terreno próximo à BR 104.

Prefeitura de Campina Grande deve concluir ainda neste mês anteprojeto da nova Vila dos Fogos

A previsão é de que o documento arquitetônico seja finalizado até o dia 31 de maio. — Foto:Dalisson Markel – Repórter Junino

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), está finalizando o anteprojeto da nova Vila dos Fogos, área que será destinada à instalação segura das barracas que comercializam fogos de artifício na cidade. A previsão é de que o documento arquitetônico seja finalizado até o dia 31 de maio.

No início desta semana duas barracas pegaram fogo, após uma explosão, no local provisório em que estavam funcionando, no bairro Dinamérica. A Prefeitura já havia projetado um novo espaço para esses estabelecimentos. Mas, agora, está sendo feita uma adaptação para um terreno de 8.500 m², onde será possível proporcionar conforto e mais segurança para comerciantes e clientes.

Segundo o secretário de Planejamento do Município, Felix Araújo Neto, o novo espaço será construído em um terreno localizado entre as BRs 230 e 104. “Nossa equipe fez um levantamento com os comerciantes, que estão conscientes da necessidade de serem transferidos para um espaço que seja seguro para todos. Eles aprovaram o espaço apresentado e agora estamos adaptando o projeto original, inicialmente pensado para o Parque Linear Dinamérica”, explicou.

Crispoliano Galdino, um dos arquitetos que está trabalhando no projeto, disse que todas as regras da Norma Técnica N° 001/2018, do Corpo de Bombeiros (CBMPB) estão sendo seguidas. A Norma é específica para estabelecimentos de comércio de fogos de artifício e espetáculos pirotécnicos.

Ainda de acordo com Felix Neto, por recomendação do prefeito Bruno Cunha Lima, também será construída uma praça em frente à nova Vila dos Fogos, numa área igualmente de 8.500 m². Os dois projetos, ao serem finalizados, serão encaminhados à Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), para licitação da obra.

Sobre a nova Vila dos Fogos

Conforme o anteprojeto que está sendo elaborado pela Seplan, a nova Vila dos Fogos contará com 12 lojas, com distanciamento de 8m entre elas e obedecendo a um raio de 100m de distância de depósitos de inflamáveis e explosivos, como recomendado pela Norma Técnica do Corpo de Bombeiros. O espaço ainda terá uma área destinada a estacionamento, com 30 vagas, a 10m de distância das barracas.

Estão empenhados no desenvolvimento do projeto da nova Vila dos Fogos, os arquitetos da Seplan: Murilo Cabral, Crispoliano Galdino, Roberto Klinger e Marina Silva. Além disso, o secretário executivo da pasta, o arquiteto Tulio Duda Paz, está coordenando todo o trabalho.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes