Campina Grande

Prefeitura inicia período educativo relativo àimplantação das novas lombadas eletrônicas

A partir do dia 10 de junho de 2022, as infrações registradas nestas novas lombadas serão efetivamente consideradas e os infratores serão autuados.

Prefeitura inicia período educativo relativo àimplantação das novas lombadas eletrônicas

Os proprietários dos veículos terão que pagar os valores relativos e os condutores terão as pontuações registradas nas carteiras de habilitação. — Foto:Reprodução

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), está realizando o período de educação relativo às infrações de trânsito registradas pelas 13 novas lombadas eletrônicas e radares instaladas recentemente na cidade. Os equipamentos já passaram pelo período de aferição do Inmetro.

Neste momento, os condutores que desrespeitarem os limites de velocidade e a linha de retenção das faixas de pedestres e avançarem o sinal vermelho (a depender do local) receberão apenas uma notificação de advertência os informando que cometeram as infrações.

Porém, a partir do dia 10 de junho de 2022, as infrações registradas nestas novas lombadas serão efetivamente consideradas e os infratores serão autuados. Os proprietários dos veículos terão que pagar os valores relativos e os condutores terão as pontuações registradas nas carteiras de habilitação.

Importante ressaltar também que a partir da mesma data citada acima, as infrações de desrespeito aos limites de velocidade serão registradas 24h. Já as de avanço de sinal e desrespeito às faixas de pedestres serão computadas das 5h às 23h.

Dia 10 de junho começa o Maior São João do Mundo e haverá muita movimentação nas madrugadas da cidade, o que justifica que as infrações de velocidade sejam registradas durante 24h.

Desde 4 de maio foi iniciado o período oficial de divulgação relativo à instalação das novas lombadas na cidade. O objetivo da colocação dos equipamentos é diminuir o número de acidentes nos locais onde o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) da STTP registrou índices elevados de sinistros, principalmente relacionados à alta velocidade e avanço de sinal vermelho.

Um exemplo de como as novas lombadas vão efetivamente promover segurança viária é o corredor seguro da Avenida Assis Chateaubriand, onde haverá lombadas no entroncamento com a rua Pedro Otávio (local em que um ciclista foi atropelado no mês de fevereiro) e na entrada da via que leva ao aeroporto, ponto em que são registrados acidentes constantemente.

Vale ressaltar que comparando os anos de 2015 (quando não havia nenhuma lombada eletrônica instalada em Campina Grande) e 2021 (quando todas as lombadas atuais já estavam em funcionamento), o número de acidentes caiu 60% e o de mortes reduziu 70%, nos corredores com equipamentos, o que justifica plenamente a implantação dos equipamentos.

Desta forma, a colocação das lombadas atende ao que preconiza o conceito de Visão Zero (nenhum acidente é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). Tudo isso se conforma ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e ao que preconizam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Locais onde estão instaladas as novas lombadas e radares /
Lombadas eletrônicas (velocidade):

Av. Floriano Peixoto (próximo à rotatória do Dinamérica, sentido centro-bairro);
Av. Dr. Vasconcelos (próximo à EMPASA, no Alto Branco);
Av. Assis Chateaubriand (próximo ao Aeroporto);
Av. Francisco Lopes x Av. Belo Horizonte (Santa Cruz);
Rua Dom Pedro II (Alto da Bela Vista).

Avanço de semáforo, velocidade e desrespeitar a faixa de pedestre:
Av. Floriano Peixoto x Rua Nilo Peçanha (Prata);
Av. Juscelino Kubitscheck x Rua Gasparino Barreto (Cruzeiro);
Av. Juscelino Kubitscheck x Rua Célso Cunha (Cruzeiro);
Av. Cônsul Joseph Noujaim Habib Nacad x Rua Pedro Leal (Instituto dos Cegos);
Av. Almeida Barreto (Vitamilho);
Av. Almirante Barroso x Rua Santa Filomena (próximo ao 2º Batalhão de Polícia Militar);
Av. Almirante Barroso x Rua Damasco (Liberdade);
Av. Assis Chateaubriand x Rua Pedro Otávio (Brasil Gás).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes