Abastecimento

Problema em estação diminui vazão da água do São Francisco em Monteiro

João Fernandes explicou que a vazão máxima atingida no eixo Leste foi de 7,3 metros cúbicos por segundo e que no fim de semana diminuiu para 5,14 m³/s

Problema em estação diminui vazão da água do São Francisco em Monteiro

A diminuição na vazão pode afetar a chegada de água ao Açude de Boqueirão — Foto:Reprodução/assessoria

A vazão da água que chega a Monteiro através do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco diminuiu consideravelmente no último fim de semana. De acordo com João Fernandes, presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), “foi o caso de alguma das estações ou bomba que deu problema, não me informaram os detalhes”.

João Fernandes explicou que a vazão máxima atingida no eixo Leste foi de 7,3 metros cúbicos por segundo e que no fim de semana diminuiu para 5,14 m³/s. No entanto, a ideia inicial era que a vazão fosse de 9 m³/s, meta que nunca foi atingida.

A diminuição na vazão pode afetar a chegada de água ao Açude de Boqueirão. “Atrapalha de certo modo mas é normal um sistema com seis estações, 12 bombas”, afirmou João Fernandes que espera que a situação seja normalizada o mais rápido possível.

O açude abastece a região de Campina Grande, que atualmente passa por um racionamento de água. Com o aumento no volume do reservatório será possível normalizar o abastecimento. “Quanto mais entrada de água em boqueirão, sobra mais água para ir aumentando o volume para atingir a expectativa de 33,8 milhões de metros cúbicos”, explicou o presidente da Aesa.

De acordo com dados da Aesa, o volume de água no açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, atingiu 5% de seu total, com mais de 20 milhões de metros cúbicos nesta terça-feira (23). Apesar da diminuição na vazão, o prazo inicial de 90 dias para normalizara distribuição de água na região de Campina Grande permanece. João Fernandes recorda que “só temos 34 dias que a água chegou a boqueirão e já botou mais 8 milhões de metros cúbicos”.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa paga salários de abril na próxima semana; confira datas

2

Paraíba

“Sintonia do PT com Cícero”, analisa Hervázio Bezerra sobre negociações do partido para aliança em João Pessoa

3

Paraíba

“Vamos construir a maior bancada da Câmara”, diz João Azevêdo sobre participação do PSB nas eleições de João Pessoa

4

Paraíba

“Trabalho que deu certo” diz Léo Bezerra ao ter pré-candidatura de vice-prefeito oficializada Olho: João Pessoa

5

Paraíba

Umbuzeiro vai desembolsar quase R$ 250 mil para comprar desinfetantes, cloro e outros produtos de limpeza