Fiscalização

Procon-JP autua 27 agências bancárias por aglomeração, falta de oferta de álcool e medidores de temperatura com falhas

A fiscalização encontrou irregularidades como aglomeração, problemas nos medidores de temperatura e falta de dispenser para o álcool 70% para consumidores nos caixas eletrônicos.

Procon-JP autua 27 agências bancárias por aglomeração, falta de oferta de álcool e medidores de temperatura com falhas

Desde a última segunda-feira, 1º, data em que teve início a operação, foram inspecionadas 35 agências em vários bairros da Capital. — Foto:Secom-JP/Arquivo

O Procon-JP (Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor) autuou 27 agências bancárias da Capital na Operação Banco Saudável nas 35 visitas que realizou até a quinta-feira, (4). A fiscalização, que inspeciona a aplicação dos decretos municipal e estadual que prevê medidas de prevenção à Covid-19, encontrou irregularidades como aglomeração (e o descumprimento da lei que limita tempo de espera na fila), problemas nos medidores de temperatura e falta de dispenser para o álcool 70% destinado aos consumidores nos caixas eletrônicos.

Segundo informações obtidas pelo ClickPB, desde a última segunda-feira, 1º, data em que teve início a operação, foram inspecionadas 35 agências em vários bairros da Capital, a exemplo de Bessa, Manaíra, Cruz das Armas, Geisel, Bancários, Mangabeira, Centro e Varadouro, além das instaladas no campus da Universidade Federal da Paraíba e nas avenidas Beira-Rio e Epitácio Pessoa.

O secretário Rougger Guerra salienta que o Procon-JP não está verificando apenas o que determina os decretos municipal e estadual, mas está inspecionando outras legislações como a 11720/2020 (que dispõe sobre a obrigatoriedade do álcool 70% nos terminais de atendimento) e a aplicação da lei que limita o tempo de atendimento nas filas (leis municipal 8.744/1998 e a estadual 9.426/2011), “A fiscalização aos bancos vai continuar porque se trata da segurança e saúde de cada pessoa.”

As agências autuadas estão sujeitas às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas que podem variar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, dependendo da gravidade da infração, bem como se existe reincidência para o mesmo problema. De acordo com Rougger Guerra, os bancos têm direito a um prazo legal de 10 dias para procederem a defesa por cada infração aplicada.

Os atendimentos do Procon-JP acontecem da seguinte forma:

Sede: Avenida Pedro I, 473, Tambiá

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Telefones para orientação e dúvidas: 0800 083 2015

Watsapp: 83 98665-0179

Instagram: @proconjp

Email: procon@joãopessoa.pb.gov.br

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