
Superintendente do Procon da Paraíba dá dicas para evitar risco de consumir bebidas adulteradas
A Superintendente do Procon da Paraíba, Késsia Liliana, dá dicas para evitar risco de consumir bebidas adulteradas. Ela explicou que algumas atitudes simples podem fazer com que a população não corra o risco de consumir bebidas danosas a saúde.
“A orientação para o consumidor é ter cautela. Ele tem que verificar que tipo e onde ele está consumindo aquele produto. Primeiro, desconfiar de preços muito abaixo do mercado. Isso é um indício que pode ter alguma coisa errada, ou uma fraude, verificar o rótulo daquilo que ele está bebendo. Então, solicita no bar, no restaurante, o tempo, aquele, a embalagem e se ele tiver lá todos os cenos, tudo normal, não tem do que se preocupar”, discorre.
- Consumidor pode reclamar sobre ligações de telemarketing feitas por robôs na Paraíba; saiba como
- CPI dos combustíveis: vereadores de João Pessoa devem visitar Procon, Polícia Federal e Polícia Civil na próxima semana
Riscos do metanol em bebidas
Os primeiros sintomas podem demorar até 24 horas para aparecer e, muitas vezes, são confundidos com uma ressaca. Por isso, é fundamental ficar atento a estes sinais:
- Sintomas iniciais: dor de cabeça, tontura, sonolência, náuseas, vômitos e dor abdominal.
- Sintomas graves: confusão mental, alterações na visão (visão embaçada, sensibilidade à luz, “chuviscos” ou manchas), suor excessivo, taquicardia, convulsões e dificuldade para respirar.
- Em casos mais graves, a intoxicação pode levar a coma e, até mesmo, à cegueira permanente ou à morte.
