Fiscalização

Procon verifica irregularidades na balsa de Cabedelo durante fiscalização

Foram constatadas diversas irregularidades que devem ser prontamente corrigidas pela empresa responsável.

Procon verifica irregularidades na balsa de Cabedelo durante fiscalização

Procon identifica irregularidades na balsa de Cabedelo — Foto:Reprodução

O Procon de Cabedelo – em parceria com a Defesa Civil, Vigilâncias Sanitária e Ambiental e Secretarias de Infraestrutura e Segurança – realizou, nesta sexta-feira (21), uma operação especialmente programada para Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência.

Motivada por denúncias, a operação teve por objetivo garantir os direitos e a segurança dos consumidores, em especial, as necessidades ligadas aos idosos e às pessoas com deficiência, usuários da Balsa de Cabedelo.

Foram constatadas diversas irregularidades que devem ser prontamente corrigidas pela empresa responsável.

As inadequações e irregularidades constatadas no píer da Lancha e nas rampas de acesso ao Ferryboat serão encaminhadas aos órgãos competentes do Governo Estado e da Marinha do Brasil, para que seja realizada uma reunião com a Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan-PB), Departamento de Estradas e Rodagens (DER-PB) e Capitania dos Portos.

A ação,  que foi acompanhada por integrantes da Associação de Mães, Pais e Pessoas com Deficiência de Cabedelo (Amapedec), focou nos itens de acessibilidade na empresa Nordeste Navegações, que realiza as travessias de pedestres e carros de Cabedelo para Lucena.

Na ocasião, foram inspecionados, principalmente, os equipamentos de acessibilidade na balsa, lancha e nos seus respectivos locais de espera, a exemplo de sinalização vertical e horizontal, adequações e condições de banheiros e demais instalações físicas.

No tocante à segurança, foram verificados o acesso dos usuários aos coletes salva-vidas e extintores e ainda as condições de acesso e segurança do píer e da rampa dos referidos transportes. 

Ao ressaltar que Procon Cabedelo irá intensificar esse tipo de inspeção com a proximidade da alta estação, o secretário  Francinaldo de Oliveira também comentou os detalhes da fiscalização de hoje.

“Foram constatadas algumas irregularidades, principalmente relacionadas à  acessibilidade voltada às pessoas com deficiência, a exemplo da ausência de sinalização em braille, falta de banheiros com as adaptações necessárias, área reservada para estacionar o carro durante o transporte, entre outras. Dentre outras recomendações, solicitamos da empresa a sinalização da área de embarque e desembarque de pedestres, com afixação de placas indicativas, além do treinamento adequado dos funcionários para que prestem o devido auxílio aos idosos e deficientes usuários do serviço.
No mais, o Procon estará provocando as autoridades competentes para que possam ser realizados os ajustes necessários na rampa de acesso à balsa e no trapiche da lancha”, disse o secretário.

A integrante da Amapedec, Jane Nascimento, acompanhou toda a operação e relatou uma experiência negativa que havia vivenciado em um desses transportes.

“Eu tenho uma sobrinha que é cadeirante e nós estávamos fazendo a travessia na balsa quando ela sentiu a necessidade de ir ao banheiro, e nem sequer pode sair de dentro do carro, por falta de espaço, e acabou urinando ali dentro mesmo. E mesmo que ela tivesse saído do carro, os banheiros também não eram acessíveis. E isso foi muito triste e constrangedor para todos nós. Esperamos que providências sejam tomadas para que outras pessoas não passem por isso”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Após Umbuzeiro gastar R$ 250 mil, Prefeitura de Gado Bravo vai ‘torrar’ mais de R$ 850 mil em produtos de limpeza

2

Paraíba

Ferramenta criada na Paraíba ajuda consultores e amplia conhecimentos financeiros e administrativos

3

Paraíba

Inscrições para 5ª Pedalada Ambiental seguem abertas e evento acontece próximo dia 28 em João Pessoa

4

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

5

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB