Prevenção à violência

Procurador ‘declara guerra’ à venda de bebidas alcoólicas em estádios da PB e irá à Justiça

Em João Pessoa, os vereadores também aprovaram a liberação de cerveja nos estádios da Capital, mas a lei foi vetada pelo Poder Executivo municipal

Procurador ‘declara guerra’ à venda de bebidas alcoólicas em estádios da PB e irá à Justiça

A principal justificativa a favor da proibição é prevenir brigas de torcida. — Foto:Reprodução

A Justiça vai ter que decidir sobre a constitucionalidade ou não de leis municipais aprovadas pelas Câmaras de Vereadores autorizando a venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol paraibanos. Em duas cidades do interior, Sousa e Cajazeiras, os vereadores aprovaram leis permitindo a comercialização de bebidas alcoólicas em estádios. Em João Pessoa, os vereadores também aprovaram a liberação de cerveja nos estádios da Capital, mas a lei foi vetada pelo Poder Executivo municipal. As leis são consideradas inconstitucionais pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). 

Uma dessas leis, em Sousa, foi sancionada em novembro do ano passado pelo ex-prefeito André Avelino da Paiva Gadelha Neto (PMDB). Em Cajazeiras, o projeto de lei, de autoria do vereador Alysson de Sousa Lira (PSD), foi aprovado neste mês de janeiro pela Câmara Municipal da cidade.

O coordenador da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, órgão auxiliar do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), o procurador de Justiça Valberto Cosme de Lira está oferecendo representação solicitando o ajuizamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a Lei 2.647, de 28 de novembro de 2016, do município de Sousa. Essa lei, de acordo com Valberto Lira, fere a legislação federal, no caso o Estatuto do Torcedor.

No caso da cidade de Cajazeiras, o procurador Valberto Lira encaminhou um ofício ao prefeito da cidade, José Aldemir Meireles de Almeida (PP), solicitando que ele vete o projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores. 

“O projeto, ao disciplinar sobre as bebidas alcoólicas em estádios de futebol, extrapola a competência privativa da União e dos estados de concorrentemente legislarem sobre a produção, consumo e desporto”, argumenta o procurador.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

VÍDEO: Gusttavo Lima surpreende fãs ao aparecer em bar na Paraíba e fazer ‘dueto’ com artista local

2

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas e ventos intensos para João Pessoa e outros 22 municípios da Paraíba

3

Paraíba

Prefeitura de Catolé do Rocha já soma R$ 620 mil em cachês de artistas para festa de emancipação

4

Paraíba

Ministério Público investiga irregularidades na inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas em Alagoa Grande

5

Paraíba

Câmara de Bananeiras aprova cidadania bananeirense para a primeira-dama Maria Luiza Porto Bezerra Cavalcanti