Ação

Projeto promove saúde e bem-estar para idosos com aulas de hidroginástica em João Pessoa

Os exercícios na água, por não gerarem impacto, de fato proporcionam inúmeros benefícios, segundo Rita Gomes, instrutora do projeto.

Projeto promove saúde e bem-estar para idosos com aulas de hidroginástica em João Pessoa

Os exercícios na água, por não gerarem impacto, de fato proporcionam inúmeros benefícios, segundo Rita Gomes, instrutora do projeto. — Foto:Reprodução

Alongar braços, pernas e realizar movimentos corporais sem sentir dor. Atividades que o casal de aposentados José Carlos, de 62 anos, e Terezinha da Silva, de 61, garantem que se tornaram possíveis depois que eles começaram a praticar aulas de hidroginástica no projeto ‘Esporte em educação’. Ação realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Sedec), e que foi retomada há um  mês, na piscina do Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
 
Duas vezes por semana o casal participa das aulas junto com outros idosos acolhidos no projeto que proporciona bem-estar e promove melhorias na condição de física e de saúde dos praticantes. “Eu não conseguia levantar os braços até em cima e nem lateralmente”, relatou o aposentado. “Hoje eu consigo fazer esses movimentos e sinto que as dores no meu joelho estão diminuindo”, comemorou.
 
No caso de Terezinha da Silva, as aulas de hidroginástica estão melhorando a circulação e diminuindo dores nas articulações, segundo ela, decorrentes de uma chikungunya contraída há quatro meses. “Estava muito inchada, com dores constantes. Incomodavam-me demais. Resolvi fazer hidroginástica e, mesmo com pouco tempo, os benefícios já estão sendo grandes. Melhorei a mobilidade, a disposição e as dores estão bem menores”, relatou.
 
Os exercícios na água, por não gerarem impacto, de fato proporcionam inúmeros benefícios, segundo Rita Gomes, instrutora do projeto. “A hidroginástica é indicada para quem tem artrite, artrose, além de ser importante para o convívio social, melhora a condição de independência dos idosos. Estamos felizes de retomar as aulas com toda segurança, seguindo os protocolos”, afirmou.
 
O projeto ‘Esporte em educação’ envolve outras modalidades esportivas e atende vários públicos, na hidroginástica os participantes precisam apresentar os seguintes exames: atestado cardiológico de aptidão, com apresentação do eletrocardiograma; atestado dermatológico e exame citológico para as mulheres.

Também foi necessário apresentar o cartão de vacinação com a comprovação da imunização contra Covid-19. Foram válidos os documentos com a data de emissão de no máximo 12 meses.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Família pede para enterrar cachorro em jazigo de cemitério público e comove moradores em Patos

2

Paraíba

UFPB: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%

3

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

4

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

5

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba