MPPB

Promotor do Meio Ambiente de JP investiga tratamento inadequado de animais na Bica

O procedimento foi aberto pelo promotor de Justiça José Farias de Souza Filho, 1º promotor do Meio Ambiente de João Pessoa.

Promotor do Meio Ambiente de JP investiga tratamento inadequado de animais na Bica

O ambiente que foi construído para acomodar a elefanta não ficou adequado, por isso o caso está sendo apurado. — Foto:Reprodução

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está investigando o “tratamento inadequado de animais” no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como Bica, no bairro Tambiá, em João Pessoa. O procedimento foi aberto pelo promotor de Justiça José Farias de Souza Filho, 1º promotor do Meio Ambiente de João Pessoa.

O procedimento foi aberto antes da morte do leão, explicou o promotor, inclusive, apura as condições da elefanta Lady e todos os demais animais. Segundo o promotor, o ambiente que foi construído para acomodar a elefanta não ficou adequado, por isso o caso está sendo apurado. Lady chegou à Bica em 2013.

“Não é em relação aos leões, é em relação à Bica, à toda a área e todos os animais, não é especificamente um animal”, explicou o promotor José Farias.

Segundo o representante do MP, o procedimento preparatório pode resultar em termo de ajustamento de conduta, interdição, processo penal, ação civil pública contra o Município. “Só no final da apuração é que a gente sabe o que vai resultar”, disse o promotor.

O leão Sadan, que vivia na Bica, faleceu na última segunda-feira (07), mas a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) só divulgou o ocorrido nesta quinta-feira (08).

O leão tinha mais de 20 anos e sofria de problemas nos rins, de acordo com informações da administração da Bica. Ele era uma das principais atrações da Bica e convivia no mesmo espaço que a leoa Leona, uma jaula não muito ampla para os dois animais.  

A fêmea tem nove anos e, com a morte de Sadan, agora a administração da Bica já entrou em contato com outros zoológicos em busca de outro macho.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira

2

Paraíba

Evento capacita professores para educação financeira em João Pessoa

3

Paraíba

Cícero Lucena entrega 250 chromebooks a professores da rede municipal de João Pessoa

4

Paraíba

Criminosos se passam por prefeito de Sapé para aplicar golpe em comerciantes

5

Paraíba

Agevisa determina apreensão de todos os cigarros eletrônicos vendidos e em uso, na Paraíba