Saúde

Promotora rebate vereadora de João Pessoa, critica movimento antivacina e reitera: “os pais devem vacinar os seus filhos”

Para a promotora, o movimento contrário a vacinação sempre existiu, no entanto, é necessário ter consciência do poder que a imunização gera como forma de prevenção ao vírus, e aos quadros mais graves da doença.

Promotora rebate vereadora de João Pessoa, critica movimento antivacina e reitera: "os pais devem vacinar os seus filhos"

A promotora rebateu a falta de informação de quem ainda insiste em negar o poder da imunização como prevenção ao vírus que já matou mais de meio milhão de brasileiros. — Foto:Kleide Teixeira - Secom-JP

A Promotora de Justiça que atua em defesa da Saúde em João Pessoa, Jovana Maria Silva Tabosa, do Ministério Público, em entrevista ao ClickPB, nesta quarta-feira (22), rebateu movimentos que pregam a desinformação ao criticar quem propaga conteúdos falsos sobre a vacinação contra a Covid-19. 

Recentemente, a vereadora Eliza Virginia (PP), em vídeo publicado em suas redes sociais, e em entrevista ao programa Arapuan Verdade, sugeriu que os pais não vacinem os filhos. Como argumento, a parlamentar fez referência a um caso isolado de morte de uma jovem, em que o próprio Ministério da Saúde analisou como sem relação com a vacina contra a covid-19. 

A promotora criticou a falta de informação de quem ainda insiste em negar o poder da imunização como prevenção ao vírus que já matou mais de meio milhão de brasileiros.

“Os pais devem vacinar os seus filhos sim. Inclusive tivemos reuniões recentes com os gestores de saúde onde se estabeleceu que deve-se vacinar os adolescentes sem comorbidades, conforme prevaleça a ordem prioritária da vacinação, obedecendo o cronograma do PNI. Sempre fizemos a defesa da vacinação contra a Covid-19. Decisão recente da Anvisa, já comprova que deve-se vacinar também de cinco a 11 anos. Vai depender do Ministério da Saúde a inclusão de crianças na vacinação”, explicou. 

Ainda segundo ela, “movimentos antivacina é algo descabido. Esses movimentos sempre existiram, mas desde início estivemos na defesa da vacinação para que as pessoas se protejam contra a covid-19. Existe monitoramento de eventos adversos, que é feito com todos os critérios sanitários. Fazemos as fiscalizações e reuniões com os gestores da Saúde dos municípios, sempre a favor da vacinação. Como promotora, sabemos das atribuições e longas demandas desde o início da pandemia com as fiscalizações do cumprimento dos decretos, acompanhando todo o processo da vacinação. Não reconhecemos esse tipo de movimento que nega a imunização”, analisou.

Na Paraíba, mais de meio milhão de pessoas ainda não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. Como orienta a Secretaria de Saúde, é necessário o reforço das duas doses para a imunização satisfatória contra o vírus. 

Dados da plataforma VacinaPB revelam um total de 5.228.180 de doses recebidas desde o início da imunização em janeiro.  Até o momento, 2.665.199 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.275.203 completaram os esquemas vacinais onde 1.212.523 tomaram as duas doses e 62.680 utilizaram imunizante de dose única. De acordo com os dados registrados, 523.480 pessoas estão com esquemas vacinais incompletos. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

2

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural  

3

Paraíba

Vazamento de gás causa pânico entre moradores do bairro do Altiplano, em João Pessoa

4

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

5

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro