Crianças

Prorrogada vacinação da poliomielite em Campina Grande

A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada em Campina Grande. A campanha, que seria encerrada na última sexta-feira, 14, foi prorrogada até o dia 30 de junho. O público-alvo é formado por crianças menores de 5 anos de idade.

Prorrogada vacinação da poliomielite em Campina Grande

A vacina contra a poliomielite é administrada em três doses: aos dois meses, aos quatro e aos seis meses de vida. Depois são aplicados dois reforços com 15 meses e, depois, aos 4 anos de idade.

Na campanha, todas as crianças na faixa etária de 1 a menores de 5 anos devem ser levadas aos pontos de vacinação para receberem uma dose extra de reforço, mesmo que estejam com o cartão atualizado. Já as crianças menores de 1 ano devem atualizar ou iniciar o esquema vacinal inicial.

O município de Campina Grande possui 22.117 crianças na faixa etária adequada para o recebimento da vacina da poliomielite e a meta é imunizar 95%. Porém, os dados oficiais, embora ainda não atualizados no sistema, apontam que apenas 2.663 crianças receberam o imunizante.

Após o término da campanha, a vacina volta a ser aplicada apenas como vacinas de rotina, sem a dose extra. “Os pais não podem perder a oportunidade de dar essa dose extra de proteção para evitar o desenvolvimento da paralisia infantil nos seus filhos”, disse a coordenadora municipal de Imunização, Samira Luna.

O objetivo da campanha é impedir a reintrodução da doença no Brasil, que também é denominada como paralisia infantil ou pólio, e que causa a paralisia flácida, com acometimento dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. O último caso registrado no Brasil foi em 1989, na cidade de Sousa. No ano passado, o país foi classificado como região de alto risco para o ressurgimento da doença em alerta da Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) 4.

Existe a vacina VOP, por via oral, e a VIP que é inativada. A partir do segundo semestre, a vacina oral, que é administrada com duas doses de reforço, será substituída por uma vacina VIP. Nesta campanha, a vacina VOP ainda será utilizada. A vacina protege contra dois sorotipos da Poliomielite, evitando a paralisia infantil, e a eficácia é de até 95%.

 

Codecom

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Justiça Eleitoral manda Ruy Carneiro retirar do ar postagem em rede social; saiba qual

2

Paraíba

“Muita alegria com o apoio do governador”, diz pré-candidato André Coutinho em Cabedelo

3

Paraíba

Férias: shoppings Manaíra e Mangabeira têm espetáculo ‘Alice no País das Maravilhas’ e heróis; confira programação

4

Paraíba

José Mariz recebe apoios na disputa por vaga de desembargador do TJPB

5

Paraíba

Jhony Bezerra diz que não há imposição de aliança, mas está dialogando para ter PT, PCdoB e PV no mesmo palanque