Constelação

Psicóloga explica como terapia pode ajudar nas relações em tempos de ‘frieza’ das redes sociais

Ao tratar sobre várias questões inerentes a saúde mental, a psicóloga, especialista em Psicotraumatologia,  Rosângela Lira, em entrevista ao Portal ClickPB, abordou temas polêmicos em relação as inovações tecnológicas e seus impactos nas relações interpessoais. As complicações decorrentes do isolamento e dos traumas e de como as pessoas ainda resistem aos tratamentos. Ela também esclareceu sobre a abordagem da Constelação Familiar, enquanto meio de cura para problemas familiares, pessoais e profissionais, que inclusive já vem sendo aplicado pelo sistema judiciário para ajudar na resolução de conflitos. 

A Constelação Familiar tem o objetivo de tratar os traumas e reverter quadros de doenças psicológicas. A terapia foi criada pelo alemão Bert Helling. Segundo ela, a Constelação realinha as energias do indivíduo, pois trabalha com a alma de cada ser, liberando uma nova percepção de sua história, trazendo uma expansão da consciência para que o indivíduo tenha empoderamento de sua existência e desenvolva uma atuação de compreensão, superação e fluidez aos problemas da vida. 

Segundo a terapia, o foco do tratamento está ligado a resolução de conflitos geracionais e nos sistemas de crença e esquemas de comportamento, buscando a sintonia nos relacionamentos, na saúde, bem-estar e na cura de doenças.