Pandemia

Reitor da UFPB defende garantia de cota para estudantes da Paraíba em vagas da instituição

A ideia é que a proposta passe a vigorar já no próximo ano.

Reitor da UFPB defende garantia de cota para estudantes da Paraíba em vagas da instituição

" Se será 5%, 10%, 15% ou qualquer outra porcentagem não pode ser antecipada. Certo é que a solicitação do Deputado é coerente com nossas pretensões e queremos, de fato, dar mais oportunidades às pessoas da Paraíba, que aqui residem e estudam", disse. — Foto:reprodução

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, informou ao ClickPB que, desde o início da gestão, estuda a implementação de cotas para alunos da Paraíba e também do Nordeste. Segundo ele, “há que se ter em conta de como vamos diminuir o impacto na Paraíba de estudantes que vêm de outros estados e logo regressam aos seus estados de origem, deixando essa carência de formação no Estado”, explicou. A ideia é que a proposta passe a vigorar já no próximo ano.

A propositura do tema foi colocada pelo deputado Adriano Galdino na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para concessão de bonificação de 10% nas notas do Enem para alunos do estado da Paraíba está em consonância com o que a UFPB vem discutindo. De acordo com o reitor, um estudo está sendo feito para viabilizar a porcentagem da cota, ” se será 5%, 10%, 15% ou qualquer outra porcentagem não pode ser antecipada. O que é certo é que a solicitação do Deputado é coerente com nossas pretensões e queremos, de fato, dar mais oportunidades às pessoas da Paraíba, que aqui residem e estudam”, avaliou.

“As cotas estão na nossa agenda e o posicionamento do deputado Adriano Galdino em muito está em congruência com o nosso posicionamento. Ficamos felizes que o deputado esteja pensando assim e vamos fortalecer para que o nosso Nordeste tenha essa prevalência e, sobretudo, os estudantes que residem ou que estudam na Paraíba. Então, essa é nossa ideia, de incentivar, fomentar cotas para que a gente minore essa discrepância que há entre estados e para que a Paraíba não siga sendo prejudicada com escassez de profissionais de qualidade”, explicou o reitor. 

O gestor informou que já conversou sobre o assunto com a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Silvana Maciel, e com outros integrantes da gestão, e que deverá ser elaborado um documento, que será submetido à apreciação da Procuradoria Jurídica da UFPB e do Conselho Superior (Consuni), para aprovação. 

“Eu tenho certeza que todos os colegas concordarão com essa possibilidade de incentivar, de fomentar o estudante que aqui reside, que aqui termina o ensino médio, para que possamos efetivamente diminuir esse impacto dos que aqui chegam e vão embora”, afirmou o reitor. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

2

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB

3

Paraíba

Napoleão Maracajá rebate fala de Rostand Paraíba e diz que aumento de 40% deveria ser doado a instituições: “inadmissível”

4

Paraíba

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

5

Paraíba

Acidente no viaduto das Três Lagoas deixa trânsito lento na BR-230