Saúde

Resolução do Governador da Paraíba autoriza conversão de 63 leitos covid-19 por leitos de UTI na rede hospitalar

População contará com mais 63 leitos após autorização do Governo da Paraíba para substituir leitos covid-19 por leitos de UTI na rede hospitalar.

Resolução do Governador da Paraíba autoriza conversão de 63 leitos covid-19 por leitos de UTI na rede hospitalar

A medida amplia o número de leitos de UTI na assistência médica com foco no aumento da oferta aos demais pacientes cuidados intensivos não relacionados à covid. — Foto:reprodução

O governador João Azevêdo autorizou a portaria que converte 63 leitos da covid-19 em leitos convencionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados no tratamento de enfermidades diversas. Como obtido com exclusividade pelo ClickPB, a resolução foi publicada nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial.

Como apurou o ClickPB, a medida amplia o número de leitos de UTI na assistência médica voltada para o tratamento de diversas doenças, com foco no aumento da oferta aos demais pacientes que necessitam de outros cuidados intensivos não relacionados à covid-19.

A mudança leva em consideração a expressiva diminuição de casos e internações pela doença, que gerou uma baixa ocupação desses leitos em função da imunização contra a doença que matou mais de 681 mil brasileiros. 

A iniciativa que passa a valer no dia de sua publicação foi acertada entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (CONSEMS) e a Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

A nível nacional mais de 5 mil leitos implantados durante a pandemia da covid-19 estão sendo convertidos para o tratamento de outras doenças, após decisão entre o governo federal, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Prefeitura de Aguiar gasta R$ 175 mil com dois shows para festa de ‘João Pedro’

2

Paraíba

Operação policial apreende armas de fogo e prende sete suspeitos de integrar facções criminosas em Patos

3

Paraíba

Polícia Civil prende homem com armas de fogo, munições e celulares sem nota fiscal em Juazeirinho

4

Paraíba

Especialista explica como ficou ‘lei das saidinhas’ após mudanças no governo Lula

5

Paraíba

João Pessoa tem oficina gratuita para ajudar contribuinte a declarar Imposto de Renda; veja como participar