Novo Normal

Restrição de flexibilização em municípios da Paraíba aumenta com queda de classificados na bandeira verde e alta da bandeira laranja

Constatam-se transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo nove municípios migrando da bandeira verde para a bandeira amarela.

Restrição de flexibilização em municípios da Paraíba aumenta com queda de classificados na bandeira verde e alta da bandeira laranja

Foto: Pixabay/Ilustrativa

De acordo com a nova avaliação do Plano Novo Normal, divulgada neste sábado (3), pelo Governo da Paraíba, caiu o número de municípios com bandeira verde e com bandeira amarela e aumentou o número de municípios com bandeira laranja, o que indica que as restrições de flexibilização foram ampliadas na pandemia do novo coronavírus. A nova classificação passa a valer a partir da segunda-feira (5), de acordo com dados obtidos pelo ClickPB.

Esta 9ª avaliação aponta que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 8ª avaliação permaneceram nesta condição, representando 81% dos municípios paraibanos. Constatam-se transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo nove municípios migrando da bandeira verde para a bandeira amarela. Outros nove municípios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação elevada para 14% dos municípios paraibanos. Já outros seis municípios saíram da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação reduzida para 5% dos municípios paraibanos.

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI  e taxa de obediência ao isolamento social. “Além disso é considerada a taxa de transmissão do vírus calculado pela Fiocruz e o percentual de imunidade populacional, o nível hoje é de 1,1 e a taxa de imunização da população atingiu 17%.”

Daniel Beltrammi destaca a importância da ampla divulgação das medidas não farmacológicas de combate à Covid-19, a serem praticadas todos os dias por toda população paraibana, que são as ações que mais salvam vidas em todo mundo. “Sabe-se que as mais eficazes medidas protetivas da população são o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível.”

A avaliação completa com a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações pro critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba sobre o Novo Normal.

Confira abaixo a mais recente avaliação e os dados da análise anterior

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Executiva do PT se reúne em maio para definir se partido terá candidatura ou não em João Pessoa

2

Paraíba

Ministra das Mulheres se reúne com o governador João Azevedo e participa de audiência pública na Paraíba

3

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de 13º salário dos servidores e contratação irregular de motorista

4

Paraíba

Com R$ 400 milhões em investimentos, feira que busca atrair empreendimentos para o centro de João Pessoa acontece na próxima semana

5

Paraíba

Incêndio atinge depósito na Zona Sul de João Pessoa