Os candidatos aprovados, deverão, após o dia 19, aguardar a publicação do Edital de Convocação para o Curso de Formação, que é a terceira e última etapa do concurso.
O concurso realizado no dia 8 de junho (provas objetivas), oferta 2.000 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciária. O salário é de R$ 1.213,93. A avaliação psicológica (2ª etapa), foi aplicada no período de 23 a 31 de julho.
De acordo com a superintendente da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), e presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Zélia Pereira Fernandes, das 2.000 vagas 1.627 são destinadas ao sexo masculino e 373 vagas ao sexo feminino.
O curso de formação, (3ª etapa), será realizado, em data a ser divulgada, na Escola de Gestão Penitenciária, em João Pessoa, localizada no bairro de Jaguaribe, ao lado do Hospital São Vicente de Paula, com aulas teóricas, e no Centro de Ensino da Polícia Militar, em Mangabeira, com aulas práticas. Esta terceira e última etapa do concurso é de responsabilidade da Secretaria da Administração Penitenciária.
O Curso de Formação terá uma carga horária de 100 horas-aula e tem por objetivo formar o servidor para desempenhar as atividades relativas às normas de vigilância, manutenção de segurança e disciplina da movimentação dos sentenciados internos das unidades prisionais do estado da Paraíba.
Com a realização do concurso público, o Governo do Estado vai suprir a carência de pessoal, pois não era realizado concurso para o cargo há mais de 20 anos.
Cerca de 29.255 mil candidatos participaram do concurso realizado dia 8 de junho. As duas primeiras fases do concurso foram aplicadas pela Fundação Carlos Chagas. Um total de 4.537 candidatos habilitados fizeram os exames psicológicos no período de 23 a 31 de julho, em João Pessoa, no Colégio Marista Pio X. As duas mil vagas serão preenchidas da seguinte forma: 1ª Entrância 189 vagas para homens e 56 para mulheres. 2ª entrância (428 homens e 114 mulheres); 3ª 1.010 vagas para homens e 203 vagas para mulheres.
De acordo com o edital do concurso, o agente penitenciário é o servidor responsável pela guarda, vigilância e movimentação de presos, com o objetivo de garantir a disciplina e a ordem nas dependências do presídio.
Também é dele a responsabilidade de controlar o movimento de pessoas, veículos e volumes na portaria destas unidades. A carga horária para a função é de 40 horas semanais e o regime de contrato é estatutário. Existem hoje na Secretaria de Administração Penitenciária, cerca de 500 agentes.
Fonte: Secom/PB