Religião

Romaria da Penha 2025 deve reunir 600 mil fiéis em percurso de 14 km em novembro; confira programação

Entre as novidades dessa edição está a primeira loja oficial da Romaria e a realização da “Romeirinhos”. 

Romaria da Penha

(foto: divulgação/Arquidiocese da Paraíba)

Com perspectiva de reunir 600 mil fiéis no próximo dia 29 de novembro, a tradicional Festa e Romaria de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, se prepara para sua edição de 2025 com o tema: “Com a Senhora da Penha, somos todos romeiros da Esperança e defensores da Ecologia”. Devotos da Paraíba e de diversos estados do Brasil são esperados. A festa da Penha 2025 acontecerá de 22 a 30 de novembro, com missas diárias sempre às 19h30 no Santuário, localizado no bairro da Penha, em João Pessoa.

De acordo com o reitor do Santuário da Penha, padre Francisco de Assis Azevedo, para viabilizar a grandiosidade do evento — que celebra a fé mariana há mais de 260 anos — a Igreja Católica vai investir cerca de R$ 300 mil em estrutura, logística e comunicação, além de contar com o apoio essencial de 1.500 voluntários divididos em 11 comissões organizadoras.

Entre as novidades dessa edição está a primeira loja oficial da Romaria e a realização da “Romeirinhos”.  A loja será inaugurada no próximo domingo (10), nas imediações do santuário, com 92 itens à venda — entre camisas, canecas, sacolas, garrafas e outros produtos com a identidade visual da romaria. Toda a arte utilizada na campanha deste ano foi doada por uma empresa local, como forma de apoio à causa.

Já a romaria dos Romeirinhos, voltada para pais e filhos, está prevista para o dia 22 de novembro, com percurso de aproximadamente 3 a 5 quilômetros, saindo do bairro Mangabeira. Segundo o padre Francisco, o objetivo é fortalecer a vivência da religiosidade mariana entre as novas gerações. “Será uma romaria animada por crianças e para crianças”, reforçou. O evento terminará com apresentação de um coral infantil no santuário.

Programação oficial do dia 29 de novembro

No dia 29, haverá três missas pela manhã e uma à tarde. A partir da meia-noite, tem início a vigília com adoração ao Santíssimo Sacramento, recitação do Ofício de Nossa Senhora e momentos de animação para acolher os milhares de fiéis. A tradicional caminhada de 14 quilômetros, com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, sairá da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa, às 22h e percorrerá as principais avenidas da Capital, com previsão de chegada ao santuário por volta das 3h30 da madrugada.

Grande parte do investimento será direcionada ao suporte para os 1.500 voluntários que atuam meses antes da festa. Ações como a Pedalada da Fé (com data ainda a ser divulgada) e outras atividades prévias ajudam a criar um clima de engajamento e acolhimento.

Confira abaixo o vídeo de lançamento do tema e da identidade visual:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Espingarda e porções de maconha são apreendidas do bairro Gervásio Maia

2

Paraíba

Vacinação contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes de João Pessoa; confira locais

3

Paraíba

Servidores da Saúde cobram salários atrasados a Bruno Cunha Lima :”trata o servidor como inimigo”

4

Paraíba

Homem é morto a tiros e esposa grávida é baleada de raspão em Santa Rita

5

Paraíba

Suspeito de liderar esquema de agiotagem com dinheiro de benefícios é preso em pombal