Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Imunização

Saúde da Paraíba alerta pais a manterem calendário vacinal de crianças em dia; confira os tipos de vacinas ofertadas

Nos quatro primeiros anos de vida, a Paraíba oferece vacinas que protegem contra, pelo menos, 20 doenças.

Paraíba tem estoque de vacinas para crianças e faz alerta para atualização do cartão. (Foto: Reprodução)

Por

A Paraíba mantém o estoque de vacinas preconizadas no calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) e por conta disso, a Secretaria do Estado da Saúde (SES) faz uma alerta para que os pais atualizem o calendário de vacinação de seus filhos, principalmente nesta pandemia, para evitar o adoecimento dos pequenos neste momento. 

A vacinação acontece nos postos de saúde dos municípios em todo estado e a proteção dos indivíduos é importante para a manutenção da imunidade coletiva. A Secretaria de Saúde do Estado destaca que nos quatro primeiros anos de vida, a Paraíba oferece vacinas que protegem contra, pelo menos, 20 doenças. O calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) deve ser iniciado ainda na maternidade pelo SUS, ou o mais breve possível.

Ao nascer, o bebê recebe a aplicação da vacina BCG (que protege contra as formas graves da tuberculose) e também do imunizante contra Hepatite B. Depois, a partir dos dois meses, são oferecidas as vacinas contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite, Hepatite A, Poliomielite, Rotavírus Humano, Pneumonia, Meningite, Influenza, Febre Amarela, Caxumba, Rubéola, Otite e Catapora. Alguns imunizantes são aplicados em uma única dose, mas outros exigem doses complementares, como é o caso da vacina contra a poliomielite, que protege contra três vírus causadores da doença.

Atualmente, todas as vacinas do calendário de vacinação da criança (de zero a cinco anos) estão disponíveis no estado, conforme garantiu a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga. Ela alerta que, na observância de atrasos na aplicação das doses subsequentes, é importante que os pais procurem imediatamente uma unidade de saúde. “Algumas vacinas têm prazo limite para aplicação das doses complementares e, além disso, é importante destacar que a imunização só fica completa caso o indivíduo receba todas as doses previstas do esquema”, explicou.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Eleições OAB-PB: Luciano Pires anuncia apoio à Maria Cristina Santiago

Brasil vence a Argentina com placar de 3x1 em jogo no Amigão, em Campina Grande

Confira os pratos feitos com queijos de vaca e cabra no Festival dos Queijos de Soledade

Faixas exclusivas de ônibus são liberadas para tráfego de qualquer veículo até o dia 26 de setembro, diz superintendente