Alerta

Secretário de Saúde de João Pessoa diz que não há previsão de novas flexibilizações até que se esclareça aumento do número de casos na Paraíba

Na Capital, o isolamento social continua estável, em torno de 35%. A taxa de infecção fica oscilando de mais de 15 dias, pouco acima de 1, pouco abaixo de 1.

Secretário de Saúde de João Pessoa diz que não há previsão de novas flexibilizações até que se esclareça aumento do número de casos na Paraíba

Secretário de Saúde de João Pessoa diz que é necessário avaliar dados antes de liberar atividades. — Foto:Walla Santos

O aumento no número de casos confirmados e de óbitos de covid-19, na Paraíba, conforme dados divulgados no fim de semana a nível nacional, acendeu um alerta nas autoridades de saúde. O secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, informou, em entrevista ao ClickPB, que não previsão de novas flexibilizações na cidade até que seja esclarecido os motivos que levaram o Estado a sair da cor ‘verde’ diretamente para a ‘vermelha’. 

Para o secretário Adalberto Fulgêncio, a Capital paraibana não teve alterações da doença que preocupasse, porém, informou que vai fazer uma análise mais profunda dos dados, junto com a equipe técnica. Mas já garantiu que não deve liberar novas atividades. 

“Diante desses números do Estado e desse monitoramento que nós iremos avaliar mais profundamente, a gente vai ter que esperar um pouco. Não vamos flexibilizar mais nada até quando não ficar esclarecido porque que a Paraíba ficou tão vermelha nos últimos quatro dias”, comentou. 

Além disso, destacou que é necessário saber se os dados do aumento da doença vem do interior da Paraíba. “O Estado soltou uma nota com maior número de cidades verde e ao mesmo tempo e o nacional diz que está vermelho. Então tem algumas contradições que nós entender porque está acontecendo isso”, frisou.

Questionado pelo ClickPB se voltaria atrás em algumas das flexibilizações, Fulgêncio disse que ainda é cedo. “Se os indicadores piorares sim. A nossa flexibilização vai depender dos indicadores. Hoje é muito cedo para dizer voltar atrás. Até agora, tudo que nós flexibilizou não alterou os indicadores nosso, nosso balizamento”, destacou.

Esperar 15 dias

No caso da flexibilização dos ensinos Superior e Médio das instituições privadas para aulas presenciais, informou que é necessário aguardar  dias para se ter um balanço mais aprofundado. “Portanto nós estamos monitorando, percebendo alguns movimentos. Esses dados, vermelhão, são do Estado, que ocorreu nos órgãos de imprensa. Eles são repassados pelo Estado. Não sei se isso representa um movimento do vírus no interior do Estado, o que talvez possa justificar alguma movimentação, seja mesmo as eleições, mas as eleições não só na Paraíba, Rio Grande do Norte, está no País todo”, informou ao ClickPB.

Dados da Capital

 Na Capital, disse que o isolamento social continua estável, em torno de 35%. “A taxa de infecção fica oscilando de mais de 15 dias, pouco acima de 1, pouco abaixo de 1. Também não teve uma alteração significativa. A taxa de ocupação dos leitos de UTI João Pessoa, tanto os indicadores assistenciais quanto os indicadores epidemiológicos também estão estáveis. A gente percebeu uma pequena muito pequena em relação a óbito, mas nada que mereça um alerta máximo”, destacou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

2

Paraíba

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

3

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

4

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

5

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão