Gravidade

Secretário de Saúde, Jhony Bezerra, revela que quadro da Síndrome Gripal em crianças na Paraíba é preocupante

Hoje a tarde representantes da Prefeitura de João Pessoa, do Estado e do Ministério Público vão se reunir para alinhar ações.

Secretário de Saúde, Jhony Bezerra, revela que quadro da Síndrome Gripal em crianças na Paraíba é preocupante

O Secretário de Saúde da Paraíba anunciou que se inicia hoje um plano de ação — Foto:Reprodução

O Secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, anunciou que se inicia hoje (8) plano de ação para atender os casos, bem como conter o avanço dos casos de Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG) em crianças na Paraíba. Só entre março e abril estado chegou a registrar 48 mil casos.

Para se ter uma ideia da gravidade da situação já estão em funcionamento no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. E a promessa é a abertura de mais leitos em outras unidades hospitalares.

A estratégia de aumentar os leitos faz parte do plano de ação elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). ”O momento é preocupante, há um aumento da situação viral, sendo da forma grave. Os leitos de UTI foram ampliados para crianças em  todo o estado”, assegura.

Hoje a tarde representantes da Prefeitura de João Pessoa, do Estado e do Ministério Público vão se reunir para alinhar ações.

O secretário reforça que o objetivo da ampliação dos leitos é prestar assistência à população infantil que precisa de um atendimento especializado, intensivo, com suporte de oxigênio, diante da ocorrência de crianças adoecendo de forma grave com síndromes respiratórias. “Essa é uma ação do Estado para dar suporte, ampliando leitos de retaguarda, de forma emergencial, assim como foi para a Covid-19. A ocupação desses leitos será realizada via Central Estadual de Regulação”, comentou. 

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal (SG) que evoluem com comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização, sem outra causa específica. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista