Mudança

Secretário de Tecnologia de João Pessoa explica que 5G não representa risco para a aviação, mas pode apresentar problema para quem tem antenas parabólicas

No Brasil, a aviação funciona em uma faixa diferente do 5G e não terá problemas

Secretário de Tecnologia de João Pessoa explica que 5G não representa risco para a aviação, mas pode apresentar problema para quem tem antenas parabólicas

Só quem poderá usufruir das vantagens do 5G no momento quem tiver os equipamentos compatíveis — Foto:Divulgação

A chegada do 5G à João Pessoa vem causando muita empolgação entre a população, mas também muitas dúvidas. Há muitas incertezas sobre se o sinal do 5G interfere por exemplo, no funcionamento dos aviões ou no sinal das antenas parabólicas.

O secretário de Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, explicou ao Click PB que antes da implementação da tecnologia foi feito todo um planejamento para dirimir a possibilidade de problemas. 

O secretário explicou que a atmosfera é um bem publico e que a Anatel é a responsável por organizar esse espaço distribuindo-o para rádio, TV, wi-fi e outras formas de transmissão de informação. “Cada um desses equipamentos tem uma faixa reservada exclusivamente para operar, então um não interfere no outro”, tranquilizou. No Brasil, a aviação funciona em uma faixa diferente e não terá problemas.

Há uma ressalva ainda em relação as antenas parabólicas analógicas. “As parabólicas mais antigas ocupavam a mesma faixa que agora será utilizada pelo 5G. Foi feito todo um trabalho para evitar complicações, mas quem tiver problemas, basta procurar a Anatel”, explicou. 

Quem tiver esse problema com as parabólicas antigas que operam na banda C, precisa entrar no siteSiga Antenadoe se informar sobre cada caso. Quem está no CadÚnico vai receber gratuitamente o kit para adequar seu equipamento. 

Só quem poderá usufruir das vantagens do 5G no momento quem tiver os equipamentos compatíveis com a tecnologia. A velocidade de transmissão do 5G pode ser até 100 vezes maior do que a que se tem atualmente.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas