Ação

Secretários da Segurança Pública do Nordeste discutem estratégias integradas de combate à violência, em evento no Ceará

O evento tem como objetivo fortalecer o diálogo e elaborar estratégias integradas de segurança, com foco no combate aos crimes nos estados nordestinos.

Encontro da área de segurança está ocorrendo no Ceará.

Encontro da área de segurança está ocorrendo no Ceará.(foto: divulgação/Governo da Paraíba)

O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, está participando do encontro de secretários de Segurança Pública do Nordeste, realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) na cidade de Fortaleza, Ceará.

O evento teve início ontem (29) e tem como objetivo fortalecer o diálogo e elaborar estratégias integradas de segurança, com foco no combate aos crimes nos estados nordestinos.

O encontro conta com a presença do secretário de Segurança Pública do Ceará, Samuel Elânio, bem como dos secretários da Bahia, Marcelo Werner; de Pernambuco, Alessandro Carvalho; do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé Araújo; de Sergipe, José Pereira Andrade Filho; e o secretário do Piauí, Francisco Lucas Costa Veloso.

Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, está no evento no Ceará.
Secretário de Segurança Pública da Paraíba, Jean Nunes, está no evento no Ceará (foto: divulgação/Governo da Paraíba)

“Alinhamos este encontro para que ocorresse, aqui em Fortaleza, para tratarmos estratégias no que pertine a atuação dos estados do Nordeste nas divisas, na troca de informações e dados, sempre pensando neste trabalho integrado das Forças de Segurança”, disse o secretário Samuel Elânio.

Uma das pautas em discussão é a elaboração de ações de enfrentamento às organizações criminosas. No Ceará, encontra-se o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Nordeste (CIISPR-NE), que desempenha um papel fundamental na cooperação entre os estados nordestinos.

Cooperação Técnica – Em agosto de 2023, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, com o objetivo de fortalecer o combate à criminalidade.

Esse acordo visa agilizar a troca de informações entre os órgãos de Segurança Pública desses estados e promover a integração das inteligências, resultando em resultados positivos no combate aos crimes.

“Esse trabalho de cooperação já ocorre em ações operacionais constantes, principalmente, quando precisamos de um apoio reforçado. Temos procurado também integrar ainda mais as nossas inteligências e isto tem gerado resultados positivos. Demos um grande passo assinando um protocolo, ano passado, que permitiu o compartilhamento das tecnologias que o Ceara dispõe. Dessa forma, demos um grande salto. O objetivo é que os outros estados também tenham acesso ao que a Paraíba e o Rio Grande do Norte já têm para que possamos fazer esse cercamento de todo o Nordeste e criar esse ambiente mais acelerado de combate aos crimes”, frisou Jean Nunes em coletiva de imprensa.

Consórcio Nordeste – Desde 2019, o Consórcio Intraestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), composto pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, tem como meta promover o desenvolvimento sustentável da região. O consórcio é composto por 19 Câmaras Temáticas que discutem estratégias e políticas públicas para o bem-estar da região nordestina.

Desde janeiro deste ano, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, está à frente do Consórcio Nordeste, sucedendo o governador da Paraíba, João Azevêdo.

Fonte: Governo da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

VÍDEO: homens invadem balneário, matam duas pessoas e causam pânico em famílias que estavam no local

2

Paraíba

Número de emergência dos Bombeiros fica sem funcionar em quase 30 cidades por problemas na operadora

3

Paraíba

Jovem é morto a tiros por grupo armado no bairro do Rangel

4

Paraíba

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2712, e prêmio vai a R$ 66 milhões

5

Paraíba

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa