Corrupção

Sergio Moro critica PEC 5 e chama população para se mobilizar: “Tirar independência do Ministério Público é desproteger a sociedade”

Como acompanhou o ClickPB, pelas redes sociais, o ex-juiz afirmou que, caso seja aprovado, o promotor poderá sofrer retaliações ao investigar corruptos e pessoas poderosas com influência política.

Sergio Moro critica PEC 5 e chama população para se mobilizar: "Tirar independência do Ministério Público é desproteger a sociedade"

"Tirar a independência do Ministério Público é desprotege a sociedade. É deixar as vítimas daqueles crimes vulneráveis", destacou. — Foto:reprodução

O ex-ministro da Justiça, do governo Jair Bolsonaro, Sergio Moro criticou, nesta segunda-feira (18), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n° 5/21, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como acompanhou o ClickPB, pelas redes sociais, o ex-juiz afirmou que, caso seja aprovado, o promotor poderá sofrer retaliações ao investigar corruptos e pessoas poderosas com influência política.

“Sabe aquele promotor de justiça da sua cidade ou de Brasília?. Ele faz parte do Ministério Público, junto com a polícia eles investigam traficantes de drogas, pedófilos, ladrões de bancos e até mesmo corruptos. O promotor precisa de independência para fazer seu trabalho com autonomia, sem medo de sofrer retaliações”, disse.

De acordo com ele, o texto permitirá “interferência” externa nas investigações coordenadas por promotores e procuradores. “Tem uma proposta na Câmara dos Deputados que, se for aprovada, vai permitir que políticos interfiram no trabalho do Ministério Público, ou seja, na atividade daquele promotor. Essa proposta não é boa para o Brasil”, explicou.

Moro, engrossa a mobilização e alerta a sociedade para pressionar os deputados contra essa PEC. “Tirar a independência do Ministério Público é desprotege a sociedade. É deixar as vítimas daqueles crimes vulneráveis. Fale com seu deputado. Peça para ele votar contra essa proposta. O Brasil precisa de um Ministério Público forte e independente para proteger a sociedade e as pessoas contra o crime”, ressaltou. 

Após uma série de suspensões, durante as duas tentativas de votação, a proposta que tramita no Congresso Nacional, deve ser votada na próxima terça-feira (19). Na semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decidiu adiar a votação da PEC 05/2021. Por se tratar de PEC, são necessários 308 votos dos 513 deputados para aprová-la.

Para ele, com a mobilização da sociedade é possível barrar essa iniciativa. O ex-juiz federal que atuou na Operação Lava Jato chamou os seguidores para que convençam deputados a votarem contra. “Você acha que o promotor vai ter condições de realizar o seu trabalho sem medo de sofrer retaliações ou punições, quando, por exemplo, ele investigar uma pessoa poderosa que tiver influência política. Essa proposta não é boa pro Brasil”, alertou.

Acesse o vídeo na íntegra a seguir:

Leia mais:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural