Trabalho

Servidores do Hospital Universitário firmam acordo coletivo e encerram greve em João Pessoa

Os servidores encerraram a greve de sete dias e retornaram ao trabalho após acordo coletivo firmado com o Tribunal Superior do Trabalho.

Hospital, HU, Editais, Servidores, Hospital Universitário, greve, trabalho, acordo coletivo, TST

Hospital Universitário Lauro Wanderley (Foto: Reprodução)

Servidores do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, voltaram ao trabalho nesta sexta-feira (10), após sete dias de greve. Eles firmaram um acordo coletivo e retomaram as atividades. A afirmação foi feita por Adriano Furtado, presidente do conselho que lidera o movimento e que celebrou o acordo, durante o programa Arapuan Verdade desta sexta-feira. Como acompanhou o ClickPB, a negociação foi realizada no Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Hoje a negociação foi feita no TST, na sala de mediação, e uma das reivindicações da categoria era o reajuste salarial. As outras eram cláusulas sociais. Uma dessas cláusulas seria contra os assédios dos trabalhadores que estão com registros de adoecimento num volume muito alto, o que acaba sobrecarregando os setores, e nós não estávamos mais aguentando. Então, em nível nacional, nós iniciamos as discussões do acordo coletivo de trabalho que acontecem todo ano”, explicou.

Nesse acordo, ocorreram alguns impasses que levaram a categoria ao TST. “O TST, mediando essas cláusulas, pactuou conosco um GT (grupo de trabalho) dentro da mediação para tratar de outras carreiras que estão desvalorizadas – assistentes administrativos e técnicos em radiologia. Isso culminou na greve. Já não dava para aguentar mais. Aguentamos quatro anos, na pandemia, e o trabalhador gritou para a população ouvir que nós estamos adoecendo”, lembrou. 

Ele ressaltou que, ontem, no TST, um dos fatores para que o acordo coletivo de trabalho fosse assinado era o fim da greve. “Então, nós optamos, em votação por assembleia, pela suspensão da greve. Todos os serviços voltam integralmente e a categoria volta ao normal em seu cotidiano de trabalho”, acrescentou. 

Leia Mais

Movimento Esgotei faz ação contra a poluição das praias neste sábado, em João Pessoa

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Polícia Federal deflagra operação e cumpre mandados em Cajazeiras

2

Paraíba

Pedrito desiste de disputar Prefeitura de Santa Rita e anuncia apoio a Nilvan

3

Paraíba

ALERTA: municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nesta quarta

4

Paraíba

FOTOS: Incêndio destrói cinco ônibus em garagem em João Pessoa

5

Paraíba

Procon quer notas fiscais e notifica posto que vende gasolina a R$ 6,50, na Paraíba