A mudança no banco responsável pelo processamento da folha de pagamento do Governo da Paraíba gerou uma ‘guerra’ entre o banco Bradesco e o Banco do Brasil. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou o banco Bradesco para que a instituição financeira esclareça, em reunião na tarde desta terça-feira (17), os procedimentos adotados para que o banco assuma o pagamento dos servidores estaduais . A orientação do Procon-JP é que o consumidor vá para o banco que oferecer as melhores vantagens.
“O poder de convencimento para o consumidor é deles. Eles têm que convencer o consumidor a ficar no banco”, disse o secretário do Procon-JP, Helton Renê.
Tanto Bradesco como Banco do Brasil têm feito uma campanha midiática intensa na televisão, campanha de outdoors, para convencer os consumidores.
Por outro lado, segundo o Procon-PB, a guerra entre os bancos pode ser positiva para o consumidor porque dá a opção dele barganhar as melhores vantagens. Todavia, o consumidor não pode ser penalizado. “O consumidor vai escolher se ele quer ficar no Bradesco, se ele quer retornar para o Banco do Brasil ou se quer escolher outro banco. Permanecer lá não é obrigação”, disse.
O secretário explicou, ainda, que o consumidor não pode ficar à mercê da guerra entre bancos e que a instituição não pode criar obstáculos caso o consumidor decida fazer a portabilidade para outro banco. O prazo para a efetivação da portabilidade é de 5 dias, quando solicitada pelo consumidor.
O Procon-JP vai questionar se o Bradesco vai suprir a necessidade dos servidores em relação à quantidade de agências e da sustentabilidade para fornecimento dos serviços. “Eles disseram que vão ter investimentos. Vamos ver o que eles estão programando”, comentou.