Chuvas

Sobe para quatro a quantidade de açudes sangrando na Paraíba; Inmet alerta para continuidade de chuvas no Litoral

O alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para João Pessoa e mais 16 cidades.

Sobe para quatro a quantidade de açudes sangrando na Paraíba; Inmet alerta para continuidade de chuvas no Litoral

João Pessoa é uma das cidades que deve continuar as chuvas nessa quarta-feira (03). — Foto:Walla Santos

Quatro dos 134 açudes monitorados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) estão sangrando, conforme dados apurados pelo ClickPB, nesta terça-feira (02). Na semana passada, apenas um havia ultrapassado a sua capacidade total. Para a faixa litorânea, as chuvas ainda devem continuar amanhã, de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Os açudes estão situados no Cariri e no Sertão do Estado. O aumento no volume dos açudes é resultado das chuvas registradas na semana passada na região onde estão localizados os reservatórios. O primeiro a sangrar foi o São José II, que pertence a bacia do Região do Alto Curso do Rio Paraíba, no município de Monteiro, que tem capacidade de 1.311.540 m³ e está com 100,12% do volume. 

Os outros três pertencem a bacia do Piancó. O de Pimenta, que fica no município de São José de Caiana, tem uma capacidade pequena (255.744 m³) se comparado com os demais reservatórios, mas que está sangrando. De acordo com dados da Aesa-PB, apurados pelo ClickPB, está a 105,10% (268.778 m³). O segundo é o Cochos, em Igaracy, com capacidade de 4.199.773 m³ e que está com volume de 4.258.653 m³ (101,40%). O último é Cachoeira dos Alves, no município de Itaporanga, que tem capacidade de 10.611.196 m³ e está com volume de 11.295.556 m³ (106,45%). 

A Paraíba ainda tem 86 açudes em situação considerada dentro da normalidade, ou seja, está com volume acima de 20% de sua capacidade. Outros 23 reservatórios que estão em observação, pois se encontram com volume entre 5% e 20%, e 21 em situação crítica (abaixo de 5% do volume). Os maiores açudes do estado: Coremas (capacidade de 744.144.694 m³), Mãe D’Água (545.017.499 m³) e Epitácio Pessoa (que abastece Campina Grande e região, 466.525.964 m³) estão com volume de pouco mais de 49%. 

Alerta de chuvas

As chuvas devem continuar ainda nesta quarta-feira (02) nos municípios da faixa litorânea da Paraíba. O alerta foi dado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para João Pessoa e mais 16 cidades, como o ClickPB apurou. O aviso fica valendo até às 11h, mas pode ser prorrogado como nos últimos dias. Há possibilidade de chuvas variando entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. No entanto, o Instituto informou que existe baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. Dentre as orientações do órgão são que evite enfrentar o mau tempo, evitar uso aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Caso seja necessário, obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios com aviso de alerta na Paraíba (faixa litorânea):

Alhandra       

Bayeux          

Baía Da Traição        

Caaporã        

Cabedelo       

Conde

Cruz Do Espírito Santo        

Jacaraú

João Pessoa  

Lucena          

Mamanguape

Marcação      

Mataraca       

Pedras De Fogo        

Pitimbu         

Rio Tinto

Santa Rita

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Postos aumentam preço da gasolina em João Pessoa mesmo sem reajuste da Petrobras; entenda o motivo

2

Paraíba

Vereadores de Campina Grande aprovam projeto de lei para aumentar os próprios salários para mais de R$ 20 mil

3

Paraíba

Executiva do PT se reúne em maio para definir se partido terá candidatura ou não em João Pessoa

4

Paraíba

Ministra das Mulheres se reúne com o governador João Azevedo e participa de audiência pública na Paraíba

5

Paraíba

TCE intima ex-presidente da Câmara de São José dos Ramos para explicar o não pagamento de salário dos servidores e contratação irregular