Fiscalização

Sudema e Cagepa realizam operação contra despejo de esgotos nas praias de Manaíra e Tambaú, João Pessoa

Conforme apurou o ClickPB, Os alvos da ação de proteção ambiental são bares, restaurantes e condomínios residenciais nas praias de Tambaú e Manaíra.

Esgoto irregular: pousada é multada em mais de R$ 20 mil e embargada pela Sudema, na praia de Coqueirinho

A operação ‘Praia Limpa’, desencadeada pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) realiza nesta terça-feira (21), mais uma etapa da operação nas praias de Manaíra e Tambaú, em João Pessoa.

Conforme apurou o ClickPB, Os alvos da ação de proteção ambiental são bares, restaurantes e condomínios residenciais. A informação foi confirmada pela Sudema. As equipes dos órgãos ambientais estão buscando identificar ligações clandestinas de esgoto na região.

Conforme trouxe o ClickPB, nas últimas semanas a poluição em praias da Grande João Pessoa, motivada pelo despejo de esgoto, também tem sido alvo de recomendações por parte  do Ministério Público Federal (MPF).

No dia 13 de maio, um procedimento administrativo para investigar condutas de bares da orla da capital que estão despejando esgoto nas galerias pluviais (de águas de chuva), contaminando a praia e ameaçando a saúde pública.

De acordo com o procurador da República João Raphael Lima, responsável pela condução do caso, o interesse federal na apuração da conduta se justifica pela gravidade dos danos ambientais causados e pela necessidade de proteção do meio ambiente marinho, bem da União, conforme preceitua o artigo 20, inciso VII, da Constituição Federal.

O MPF instaurou no dia 13 de maio, procedimento administrativo para investigar condutas de bares da orla da capital que estão despejando esgoto nas galerias pluviais (de águas de chuva), contaminando a praia e ameaçando a saúde pública.

Empreendimentos autuados e embargados na operação

Desde a última sexta-feira (10), quando foram intensificadas as ações da Sudema, Cagepa e Semam no combate a poluição por esgoto no mar de João Pessoa, diversos empreendimentos foram autuados e embargados. Na semana passada, alguns dos estabelecimentos já foram liberados.

Veja lista de estabelecimentos:

Autuados:

  • Quiosque Olho de Lula
  • Quiosque Capitão Lula

Autuados e embargados (fechados temporariamente)

  • Hotel Nord Easy
  • Quiosque Rei das Frutas
  • Quiosque dos Atletas
  • Bar do Cuscuz
  • Praiô
  • Recanto do Lobo

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Loja da Paraíba é condenada a indenizar consumidora em R$ 4 mil por não cumprir seguro de celular; saiba qual

2

Paraíba

Sudema notifica restaurante para remover lançamento de água suja para a areia da praia em João Pessoa

3

Paraíba

Luciano Cartaxo descarta intriga e diz que federação PT com PV e PcdoB está unida: “não tem mais batalha, tudo definido”

4

Paraíba

“Pronto para receber de braços abertos”, diz Nilvan sobre aliança com o PSB; partido deve indicar vice

5

Paraíba

Cartaxo diz que escolha de Amanda Rodrigues como pré-candidata a vice traz fortalecimento das mulheres na gestão pública