Por 120 dias

TCE suspende concurso público em Cacimbas após denúncias de irregularidades

No relatório, o conselheiro reiterou uma série de condutas impróprias ao serviço público que teriam sido adotadas pelo presidente da Câmara Municipal de Cacimbas.

conselheiros, TCE-PB

Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) - Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo

O Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) referendou Medida Cautelar e suspendeu o concurso público que seria realizado pela Câmara Municipal de Cacimbas. De acordo com a decisão emitida pelo conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, há indícios de irregularidades, formalizados em denúncia encaminhada ao órgão fiscalizador.

O concurso foi suspenso pelo prazo de 120 dias, oportunidade em que a Auditoria do TCE fará inspeção para apurar os fatos denunciados, entre os quais, a inexistência de processo licitatório para contratação da empresa que vai realizar o concurso, inclusive em relação à sua capacidade técnica.  

No relatório, o conselheiro reiterou uma série de condutas atípicas e impróprias ao serviço público que teriam sido adotadas pelo presidente da Câmara Municipal de Cacimbas, José Arruda Cruz, a começar pela lei nº 384/2021, criadora de cargos efetivos na estrutura daquela Casa Legislativa, que não atende aos requisitos exigidos de constitucionalidade. O conselheiros afirma que “há indícios de que o processo legal de criação dos cargos e a consequente realização do concurso não respeitou as exigências normativas contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

O acórdão foi aprovado por unanimidade. “A decorrência lógica é de que os próprios cargos por ela criados padecem de vício insanável, razão pela qual o concurso público resta prejudicado”, observou o relator, ao conceder um prazo de 15 dias ao gestor para contrapor-se ao que consta no relatório da Auditoria.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Lucas Ribeiro participa da inauguração do Ramal de Desterro e celebra chegada da água no Sertão do Pajeú

2

Paraíba

Servidores estaduais recebem primeira parcela do 13° salário nesta sexta-feira

3

Paraíba

Mulher é morta na porta de casa no bairro do Cristo, em João Pessoa

4

Paraíba

Defensoria Pública recomenda suspensão imediata do concurso da Prefeitura de Pombal

5

Paraíba

Acusado de matar ex-namorada em Solânea trocou de roupa e simulou socorro à vítima, diz polícia