Precatórios

Tribunal de Justiça da Paraíba homologa acordo para liberação de precatórios beneficiando servidores públicos estaduais

O acordo abrange servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e outros beneficiados (herdeiros), mas dependia da homologação do Poder Judiciário para surtir efeitos jurídicos.

Tribunal de Justiça da Paraíba homologa acordo para liberação de precatórios beneficiando servidores públicos estaduais

TJPB homologou um acordo extrajudicial — Foto:Walla Santos

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) homologou um acordo extrajudicial entre o Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba, o Instituto de Assistência a Saúde do Servidor e a PBPREV – Paraíba Previdência e determinou que o Instituto de Assistência a Saúde do Servidor e a PBPREV – Paraíba Previdência forneçam ao juízo de primeira instância, no prazo de 30 dias, os cálculos individualizados dos valores a serem inscritos em precatório.

O acordo acontece após o TJPB aderir a XV Semana Nacional da Conciliação por meio do Ato da Presidência nº 052/2020, publicado no Diário de Justiça do Estado de 08/10/2020, com o objetivo de ampliar o número de feitos conciliados e reduzir a taxa de congestionamento processual. No ato, a presidência do TJ-PB recomendou a todos os magistrados estaduais, de primeiro e segundo graus, cíveis e criminais, o apoio e a efetiva adesão à Semana Nacional da Conciliação.

Acompanhando os objetivos da Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá no período de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2020, a 1ª Câmara Especializada Cível do TJ-PB, no julgamento do Agravo de Instrumento nº 0812887-91.2020.8.15.0000, relatado pelo Juiz de Direito Convocado Inácio Jário Queiroz de Albuquerque, que substitui o Desembargador José Ricardo Porto, homologou acordo entre as partes, em um conflito, que se arrastava desde 2001,beneficiando centenas de servidores públicos estaduais.

O acordo foi celebrado entre o Sindicato dos Servidores do Instituto de Previdência do Estado da Paraíba, o Instituto de Assistência a Saúde do Servidor e a PBPREV – Paraíba Previdência, em 22/07/2020, abrangendo servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e outros beneficiados (herdeiros), mas dependia da homologação do Poder Judiciário para surtir efeitos jurídicos.

O Juiz Convocado Inácio Jário explicou a necessidade de incentivar-se a autocomposição de litígios “com o fim de humanizar a prestação jurisdicional como qualidade absolutamente necessária e inevitável para a efetivação de uma justiça sintonizada com o princípio da dignidade da pessoa humana”.

Na decisão judicial, destacou-se o benefício do acordo homologado pelo Poder Judiciário “friso que o acordo em questão beneficiará mais de mil servidores em atividade, aposentados, pensionistas e outros beneficiados (herdeiros), com a implantação de acréscimos salariais nos contracheques, destravamento de precatórios já existentes e a expedição de novos requisitórios”.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Campina Grande tem mais de 700 vagas de emprego esta semana; veja lista

2

Paraíba

Inmet emite alerta de acumulado de chuva para João Pessoa e outros 56 municípios da Paraíba

3

Paraíba

Aposta da Paraíba fatura mais de R$ 47 mil na Mega-Sena

4

Paraíba

Festa das Neves 2025: Matheus Gael e Maria Ercília se apresentam neste domingo na Lagoa

5

Paraíba

Policial civil é internado após ser esfaqueado por motociclista na BR-230, em Pombal