Eleições 2020

Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba realiza sorteio de seis urnas que serão auditadas neste domingo

Auditoria de urnas eletrônicas é um procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral com objetivo de testar segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica.

mais de 11

No pleito deste domingo, essas urnas sorteadas serão submetidas à auditoria em um ambiente monitorado com câmeras de vídeo e microfones. — Foto:reprodução

O sorteio de seis seções eleitorais que terão as urnas eletrônicas submetidas a auditoria foi realizado neste sábado (28). O objetivo atestar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica. O procedimento foi realizado pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, o juiz José Ferreira Ramos Júnior, na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Ao todo serão utilizadas 1.226 urnas eletrônicas no pleito do segundo turno neste domingo (29).

No pleito deste domingo, essas urnas sorteadas serão submetidas à auditoria em um ambiente monitorado com câmeras de vídeo e microfones. Elas serão testadas pelos servidores do órgão que irão digitar nelas os votos coletados previamente em urnas de lona. Nas três urnas de lona estarão votos depositados por servidores públicos de diversos órgãos. Uma por uma, as urnas de lona serão abertas. O servidor mostrará a cédula para a câmera e digitará aquele voto na respectiva urna eletrônica.

Ao final do processo, os votos registrados nas urnas eletrônicas deverão coincidir com os resultados das urnas de lona. No final do dia, os boletins das urnas auditadas deverão coincidir com os relatórios emitidos pelo sistema de apoio dos computadores a elas vinculados.Depois de finalizada a apuração, é feita a comparação do resultado da votação revelado pelo auditor com o resultado registrado no boletim de urna.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural