Educação

UFCG perde 218 bolsas de mestrado e doutorado, após cortes do governo no orçamento da Capes

O programa campeão de cortes, com 50 bolsas canceladas, foi o de engenharia química, que tem nota 3. Além desse, outros 21 programas da instituição perderam bolsas.

UFCG perde 218 bolsas de mestrado e doutorado, após cortes do governo no orçamento da Capes

O pró-reitor de pós-graduação da UFCG, Benemar Alencar de Souza, diz que o contexto de cada universidade foi ignorado pelo governo. A UFCG foi criada em 2002 a partir do desmembramento da UFPB (Universidade Federal da Paraíba). — Foto:reprodução

Uma das instituições que mais sentiu o impacto dos cortes no orçamento da Capes foi a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O programa campeão de cortes, com 50 bolsas canceladas, foi o de engenharia química, que tem nota 3. Além desse, outros 21 programas da instituição perderam bolsas. O total de cortes chegou a 218 na instituição.

Em todo o país, mestrados e doutorados em engenharia, por exemplo, perderam 959 bolsas, o maior volume. Na sequência, aparecem educação, com 241 cortes, e medicina, cujos programas tiveram 232 bolsas cortadas.

LEIA MAIS: Impacto de cortes de bolsas da Capes foi maior no Nordeste

O pró-reitor de pós-graduação da UFCG, Benemar Alencar de Souza, diz que o contexto de cada universidade foi ignorado pelo governo. A UFCG foi criada em 2002 a partir do desmembramento da UFPB (Universidade Federal da Paraíba).

“Esse programa de engenharia química é antigo, mas foi a partir dele que surgiram outros dois programas de pós, em engenharia de processos e de materiais”, diz. 

“O programa não teve tempo de se reestruturar, e a Capes não levou isso em conta.”
Em maio de 2019, a Folha revelou que a Capes cancelou, sem aviso prévio, o acesso a bolsas de mestrado e doutorado. Eram benefícios que seriam repassados pelos programas de pós-graduação a novos pesquisadores.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jornalista José Carlos dos Anjos Wallach será sepultado amanhã em João Pessoa

2

Paraíba

Área de madeira que desabou na casa de shows Up Garden, em João Pessoa, era ilegal, diz Bombeiros; local será multado

3

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande acelera montagem da estrutura no Parque do Povo

4

Paraíba

Prefeitura de Alagoinha vai gastar R$ 280 mil com shows de Zezo e Chicão dos Teclados para o São João

5

Paraíba

Prazo para pagamento com desconto do IPVA de placas final 4 termina amanhã