Ranking

UFPB mantém liderança de ranking de depósitos de patentes em 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado da Paraíba se destacou com a UFPB no primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela UFCG.

UFPB mantém liderança de ranking de depósitos de patentes em 2019

UFPB lidera ranking de depósitos de patentes em 2019 — Foto:Walla Santos

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou o ranking dos maiores depositantes residentes no Brasil em 2019. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado da Paraíba se destacou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) subiu do sétimo lugar, em 2018, para a terceira posição em 2019, passando de 38 para 88 depósitos, com crescimento de 132%. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) caiu da terceira para a quarta posição, seguida da Petrobras, que desceu do quarto para o quinto lugar na comparação com o ano anterior, conforme quadro abaixo.

Dentre os depositantes de patentes não residentes, a Qualcomm manteve em 2019 a liderança, mas registrou queda de 27% no número de depósitos. Em contrapartida, a Huawei foi para o 2° lugar, com crescimento de 95% em relação a 2018. O quadro abaixo mostra o ranking das cinco principais empresas que depositam no Brasil.

O INPI também disponibilizou o ranking dos demais pedidos de registros. Veja os principais depositantes residentes e não residentes de marca, desenho industrial e programa de computador em 2019 nos quadros abaixo. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas