Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Ranking

UFPB mantém liderança de ranking de depósitos de patentes em 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado da Paraíba se destacou com a UFPB no primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela UFCG.

UFPB lidera ranking de depósitos de patentes em 2019 (Foto: Walla Santos)

Por

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) divulgou o ranking dos maiores depositantes residentes no Brasil em 2019. Pelo segundo ano consecutivo, o Estado da Paraíba se destacou com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no primeiro lugar, com 100 pedidos de patentes, seguida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) subiu do sétimo lugar, em 2018, para a terceira posição em 2019, passando de 38 para 88 depósitos, com crescimento de 132%. Já a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) caiu da terceira para a quarta posição, seguida da Petrobras, que desceu do quarto para o quinto lugar na comparação com o ano anterior, conforme quadro abaixo.

Dentre os depositantes de patentes não residentes, a Qualcomm manteve em 2019 a liderança, mas registrou queda de 27% no número de depósitos. Em contrapartida, a Huawei foi para o 2° lugar, com crescimento de 95% em relação a 2018. O quadro abaixo mostra o ranking das cinco principais empresas que depositam no Brasil.

O INPI também disponibilizou o ranking dos demais pedidos de registros. Veja os principais depositantes residentes e não residentes de marca, desenho industrial e programa de computador em 2019 nos quadros abaixo. 

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal ClickPB não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2020 se encerrarem.

Destaque

ir para editoria →

CUITÉ: Em vias de ser declarada inelegível, Euda Fabiana tenta último recurso no STJ e sofre derrota vexatória

Homenagem: população acompanha cortejo para sepultamento de estudante assassinada em Boqueirão sob forte comoção

Comissão do Senado autoriza empréstimos de US$ 173 milhões para Paraíba investir em saúde, segurança hídrica e saneamento básico

Candidatos à Prefeitura de João Pessoa debatem futuro do turismo e assinam compromisso com o setor