Nova gestão?

UFPB: inscrição de chapas para eleição da Reitoria começa hoje 

A escolha dos novos gestores da UFPB acontece em três etapas. A primeira é a consulta pública à comunidade acadêmica, com votos de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

inscrição, UFPB, eleição, Reitoria

A campanha eleitoral acontece até o dia 24 de abril, encerrando-se um dia antes da eleição, que acontece em 25 de abril (Foto: Walla Santos)

A inscrição para as chapas que vão disputar os cargos de reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começou nesta segunda-feira (1º) e segue até a quarta-feira (3). Na quinta-feira (4), tem início a campanha para escolha dos nomes que vão gerir a universidade nos próximos quatro anos. Três chapas devem concorrer, entre elas a chapa integrada pelas professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, eleitas no último processo eleitoral, mas que não foram nomeadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A nossa candidatura é um ato de afirmação da democracia e autonomia universitárias”, destaca Terezinha Domiciano, ao relembrar que a luta pela restauração dessa candidatura não nasceu nesse período de pré-campanha e campanha eleitoral, mas fruto de manifestações coletivas, dentro e fora da instituição, que começaram no primeiro dia do mandato do reitor Valdiney Gouveia e foram se ampliando ao longo dos quatro anos de gestão.

A campanha eleitoral acontece até o dia 24 de abril, encerrando-se um dia antes da eleição, que acontece em 25 de abril. A divulgação do resultado acontece no mesmo dia e, em 12 de junho, acontece a reunião do “Conselhão”, formado pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, que vai decidir a lista tríplice que será encomendada ao Ministério da Educação para escolha presidencial.  

Processo – A escolha dos novos gestores da UFPB acontece em três etapas. A primeira é a consulta pública à comunidade acadêmica, com os votos dos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. 

Os três primeiros colocados formam uma lista que vai para apreciação na reunião do “Conselhão”, formado pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador – todos com representantes eleitos e formados pelas três categorias (professores, funcionários e estudantes). Após essa eleição, que é secreta, forma-se a lista tríplice que é encaminhada para escolha do presidente da República, que é quem irá decidir o novo reitor da instituição.

Tradicionalmente, o presidente da República sempre escolheu o nome mais votado nas etapas anteriores, respeitando a vontade democrática na Universidade. A exceção foi na última eleição, quando o nome menos votado foi o escolhido para gerenciar a maior instituição de ensino da Paraíba.

Com assessoria.

Leia Mais

Paraíba lança editais com 82 vagas para bolsas de graduação, mestrado e doutorado no exterior

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dia D de vacinação em João Pessoa tem postos abertos neste sábado até as 21h

2

Paraíba

Quadrilhas juninas se apresentam no Valentina e em Mangabeira neste final de semana no projeto Pré-Junino

3

Paraíba

Semana começa com mais de 400 vagas de empregos em 12 municípios da Paraíba; confira

4

Paraíba

Sine oferta 100 vagas em curso de telemarketing para jovem aprendiz em Campina Grande; saiba como participar

5

Paraíba

Preso integrante de grupo criminoso que trocou tiros com policiais em assalto a carro-forte