Lançamento

UFPB lança observatório para monitorar evolução do Coronavírus

O laboratório também irá monitorar outras Síndromes respiratórias, como Gripe pelo vírus influenza, Pneumonia e Tuberculose.

UFPB lança observatório para monitorar evolução do Coronavírus

Observatório irá monitorar Covid-19 — Foto:Reprodução

O Laboratório de Amostragem e Metodologia de Pesquisa, do Departamento de Estatística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou Observatório de Síndromes Respiratórias para monitorar doenças como Covid-19, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), Gripe pelo vírus influenza, Pneumonia e Tuberculose, por meio de indicadores, análises, mapas e gráficos, a fim de viabilizar tomadas de decisão em saúde.

A ideia é que o observatório seja uma central de referência para síndromes respiratórias que já existem e que possam surgir. “Neste momento estamos focados na Covid-19. Com essas informações estruturadas, os pesquisadores desejam colaborar para a promoção de ações de planejamento, prevenção e enfrentamento de pandemias e de epidemias”, explica Hemílio Coelho, que coordena o laboratório com o também professor Luiz Medeiros.

Os dados do observatório são atualizados diariamente. As bases de dados utilizadas são as fornecidas por fontes como o Ministério da Saúde. A equipe deve firmar parceria para ter acesso direito à da Secretaria de Saúde da Paraíba.

Os indicadores e previsões são baseados em modelos matemáticos e estatísticos. Nesta quarta-feira (20), é possível verificar mapas e gráficos sobre taxa de letalidade, casos confirmados e óbitos por Covid-19 na Paraíba e no país.

O primeiro relatório técnico, que trará esses dados acerca do novo coronavírus, deve ser divulgado na próxima segunda-feira (25). No subsequente, haverá mais detalhes ainda, como mortalidade por faixa etária, por sexo, por renda e análises espaciais sobre o desenvolvimento da doença na Paraíba.

“A implantação de métodos de amostragem para monitoramento de pacientes poderá ajudar a entender a questão da subnotificação. Também pretendemos entender os principais fatores relacionados ao agravamento da doença quando um paciente com sintomas leves é monitorado”, explica Hemílio Coelho.

Comparações da evolução de internações por SRAG entre o número de internados em 2020 e nos anos anteriores, com o objetivo de mostrar parte da subnotificação existente em relação à Covid-19, por exemplo, também serão empreendidas.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Inundação toma conta de feira livre em Rio Tinto; cidade está sob alerta do Inmet

2

Paraíba

Chuvas fazem Cagepa cancelar serviço que deixaria parte de João Pessoa, Bayeux e Santa Rita sem água

3

Paraíba

VÍDEO: comerciantes e alimentos ficam ilhados em feira após chuva forte em Guarabira

4

Paraíba

João Pessoa registra mais de 60 mm de chuva em 24 horas; veja lista de bairros onde mais choveu

5

Paraíba

Defesa Civil pede cautela e que população fique em alerta por causa da chuva em João Pessoa