Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Treinamento

UFPB treina 20 profissionais para laboratórios de testes da Covid-19

O espaço é o primeiro laboratório para realização de testes da Covid-19 na UFPB, tem capacidade para analisar 100 amostras por dia.

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta terça-feira (14), treinamento sobre desinfecção e novo coronavírus para cerca de 20 profissionais que atuarão na limpeza do Laboratório (Foto: Reprodução)

Por

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, nesta terça-feira (14), treinamento sobre desinfecção e novo coronavírus para cerca de 20 profissionais que atuarão na limpeza do Laboratório de Biologia Molecular do Centro de Ciências Médicas (CCM), no campus I, em João Pessoa. 

UFPB entrega laboratório e testes de Covid-19 devem dobrar na Paraíba

O espaço é o primeiro laboratório para realização de testes da Covid-19 na UFPB, tem capacidade para analisar 100 amostras por dia e a previsão é de que comece a funcionar nesta quinta-feira (16). O treinamento abordou temas como biossegurança, tipos de desinfecção e fluxo de resíduos. 

De acordo com o professor Bruno Galvão, que ministrou o treinamento, a ação foi realizada em formato de oficina, capacitou trabalhadores que atuam nos laboratórios da UFPB e que possuem insalubridade por desenvolverem atividades em setores com cuidados maiores para a saúde.

“Foram quase 20 pessoas que atuavam em espaços de ensino e pesquisa com riscos atrelados à jornada de trabalho e recebem insalubridade para tanto. São dos centros de Ciências Médicas e da Saúde e da Escola Técnica de Saúde. Já contam com noções sobre higienização de procedimentos de saúde”, afirma.  

Além do espaço no CCM, os profissionais também atuarão no Laboratório de Endemias do Núcleo de Medicina Tropical do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no laboratório da Escola Técnica de Saúde (ETS), que devem começar a funcionar neste mês e foram estruturados por meio de colaborações de entidades paraibanas da construção civil para ampliar a quantidade de testes do novo coronavírus no estado da Paraíba.  

LEIA MAIS: Começa nesta quinta a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza

Na capacitação, o professor Bruno Galvão conta que foram enfatizadas as técnicas de limpeza e desinfecção em ambientes de serviços de saúde. 

“Desde locais que realizam diagnósticos em laboratórios até os que recebem pacientes com Covid-19 nas enfermarias. O protocolo é basicamente o mesmo. Mostramos o que é o vírus, a doença, as técnicas e os procedimentos que devem ser adotados de acordo com as recomendações das vigilâncias sanitárias”, explica.  

Galvão salienta que, na ocasião, foram mostradas a rotina e a paramentação para fazer o processo de limpeza da superfície e do ambiente. 

“Quais substâncias irão utilizar e a forma como se comportar dentro dos laboratórios foram discutidas. Outra coisa importante foi a ‘desparamentação’, que é preocupante diante do grande número de infecção por profissionais. Mostramos a forma correta de usar e retirar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de toda a ação para o ambiente não ficar desprotegido e contaminar os profissionais”.  

Para começar as atividades e realizar os exames, o Laboratório de Biologia Molecular do CCM receberá as amostras colhidas pela Secretaria de Estado da Saúde e pelas secretarias de saúde municipais. O trabalho será feito em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB), que já realiza 120 testes por dia e ficará responsável por compilar os dados e divulgar os resultados.  

LEIA MAIS: Governo da Paraíba convoca candidatos aprovados para atuar no Hospital Metropolitano


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Mais de 79 mil doses de vacinas contra Covid-19 serão distribuídas a partir desta quinta-feira para os municípios paraibanos

Confira o que abre e o que fecha neste 5 de agosto, aniversário da cidade de João Pessoa

Secretário da Fazenda nega qualquer aumento ou criação de imposto para quem tem energia solar em suas residências na Paraíba

​Leilão virtual da PRF com mais de 675 veículos recolhidos em Patos e Cajazeiras será realizado dia 31 de agosto