A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está se transformando em um grande risco para a saúde de estudantes, servidores e da comunidade próxima à instituição. A denúncia foi feita por frequentador da Biblioteca Central que se deparou com a montanha de entulhos acumulando água e se tornando potencial criadouro do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com as fotos enviadas ao ClickPB, os entulhos ficam próximos à Biblioteca Central e Reitoria, e incluem carteiras velhas e uma série de objetos que acumulam água.
“A UFPB, por ser uma instituição de ensino superior, deveria ser um exemplo de cuidado com as pessoas, mas eu acho que deve estar criando um novo Campus para estudar reprodução, transmissão e mortalidade da dengue, chikungunya e zika”, disse o denunciante, que preferiu não se identificar.
Ele ressaltou que considera absurda a situação. “Inclusive, esse monte de entulho fica em frente à biblioteca, um local que recebe muitos visitantes, sejam estudantes da própria instituição, pessoas que vão às exposições. Hoje mesmo tinha um ônibus cheio de estudantes. Eu acho que piora a situação, que já é grave, com tantos casos de dengue, porque o mosquito se espalha e pode disseminar essas doenças para vários pontos da cidade e até outros municípios”, comentou
A reportagem tentou contato com o reitor Valdiney Gouveia, mas não recebeu retorno até a publicação da matéria.
Leia Mais