
Foram presos na manhã desta sexta-feira (15), o influenciador Hytalo Santos e seu companheiro Israel Nata Vicente, em cumprimento a mandados expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, Estado da Paraíba, pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa. Ambos são investigados pelos crimes de exploração sexual, em especial no ambiente digital, de crianças e adolescentes.
Conforme nota obtida pelo ClickPB, as investigações têm por objeto os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil. “As apurações criminais vêm sendo conduzidas com rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, especialmente crianças e adolescentes. Entretanto, o vazamento de informações sigilosas e a execução de medidas de natureza civil, dissociadas dos métodos próprios da investigação criminal, têm prejudicado a eficiência e a segurança do trabalho investigativo, além de potencialmente expor as vítimas a novos riscos”, diz trecho da nota divulgada pelo Ministério Público.
As investigações ganharam mais visibilidade, na semana passada, quando o influenciador digital Felca publicou um vídeo de grande repercussão, denunciando o youtuber paraibano Hytalo Santos por práticas que ele classifica como “adultização” e “sexualização” de crianças e adolescentes em seu conteúdo. A denúncia reacendeu o debate sobre a ética e a responsabilidade de criadores de conteúdo com relação à proteção de menores na internet.
A promotora de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Ana Maria França, revelou que o influenciador paraibano Hytalo dos Santos já estava na mira do órgão desde o ano passado. A prisão do influenciador e seu companheiro envolveu o Ministério Público do Estado da Paraíba, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), em atuação conjunta com o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil do Estado da Paraíba, por meio da UNINTEPOL e da DECC, o CIBERLAB – Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), a Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP), por meio da DEIC, e a Polícia Rodoviária Federal.
“É importante destacar a necessidade do efetivo combate ao tráfico humano em âmbito estadual, pois se trata de uma grave violação de direitos que, embora muitas vezes menos visível que o transnacional, provoca impactos profundos nas comunidades locais. Nesse contexto, vítimas — frequentemente oriundas de situações de vulnerabilidade socioeconômica — são aliciadas, transportadas e exploradas dentro das fronteiras do próprio estado, seja para fins de exploração sexual, trabalho análogo à escravidão ou outras formas de servidão”, diz o MPPB.
- EXCLUSIVO: Justiça manda Antônia Fontenelle tirar do ar vídeo contra influencer Hytalo Santos
- Ministério Público da Paraíba investiga influenciador Hytalo Santos por exploração infantil
Hytalo Santos
Hytalo Santos nasceu em Cajazeiras, cidade com 62 mil habitantes no sertão da Paraíba. Os promotores analisam vídeos compartilhados com 17 milhões de seguidores no Instagram e 7 milhões no YouTube.
Hytalo ficou conhecido por causa de seus vídeos dançando brega funk e depois começou a mostrar seu dia a dia no story ao lado dos ‘filhos’, que são jovens que ele ajuda com alimentação, escola e saúde.
O influenciador também se destacou por dar presentes caros, como celulares, carros e até casas.
Confira o vídeo obtido pelo ClickPB:
Leia mais sobre o caso Hytalo Santos
- Defesa de Hytalo Santos anuncia que está deixando o caso
- Polícia chega ao condomínio onde Hytalo Santos mora em João Pessoa e faz busca e apreensão
- Youtuber denuncia paraibano Hytalo Santos por ‘adultização’ de menores; entenda a polêmica
- MPPB, MPT e Polícia Civil da Paraíba pedem suspensão de empresa de Hytalo Santos que organiza rifas e sorteios milionários
- Paraibano Hytalo Santos perde conta em rede social após denúncia de youtuber por ‘adultização’ de menores
- Promotora revela que Hytalo Santos está na mira do MP há meses, mas ainda não há data para concluir investigação
- Justiça da Paraíba suspende contas de Hytalo Santos nas redes sociais e afasta menores do influenciador
- Deputado pede prisão de Hytalo Santos após denúncias de exploração sexual de menores
