Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Posse

Valdiney Gouveia toma posse como reitor da UFPB nesta quarta-feira

A posse do novo reitor acontece em meio à polêmica envolvendo a sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro​.

Valdiney Gouveia toma posse nesta quarta-feira na UFPB (Foto: Reprodução)

Por

Valdiney Gouveia toma posse como reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nesta quarta-feira (11). A cerimônia de posse acontece às 19h30 e será de forma virtual, na sala de Conferência Web

A posse do novo reitor acontece em meio à polêmica envolvendo a sua nomeação pelo presidente Jair Bolsonaro

Valdiney foi o menos votado durante a consulta pública obtendo apenas 5,35% dos votos. Ele ficará no cargo por quatro anos que será assumido a partir do dia 11 de novembro.

Na escolha da lista tríplice a chapa formada por Valdiney não obteve nenhum voto dos Conselhos da UFPB. A lista foi encaminhada ao Ministério da Educação para a nomeação do presidente Jair Bolsonaro.

candidata mais votada na consulta foi Terezinha Domiciano da chapa 2, que obteve 964,518 votos. Em setembro, Terezinha afirmou que achou estranho o movimento considerado conservador que pedia a nomeação do terceiro colocado na consulta. 

Após a nomeação de Valdiney Gouveia, protestos foram realizados por estudantes da UFPB. Estudantes se acorrentaram a porta da reitoria, após um ato pacífico que aconteceu na universidade. 

Cinco dias após o protesto, o juiz Bruno Teixeira de Paiva determinou a reintegração de posse do prédio da reitoria localizado no Campus I da Universidade Federal da Paraíba. 

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) pedindo a anulação de todas as nomeações de reitores em que não foram respeitados o primeiro da lista tríplice.

Além de Valdiney, o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foram nomeados sem vencer as consultas públicas. 

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Morre Gersal Freire, repórter esportivo da CBN João Pessoa, vítima da Covid-19

Semáforo é implantado para ordenar o fluxo em cruzamento no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa

Prefeitura de João Pessoa começa a imunizar gestantes sem comorbidades com a vacina da Pfizer

Cemitérios de João Pessoa ficam fechados à visitação do público no Dia das Mães para evitar transmissão do coronavírus