Pandemia

Variante Delta é 98% mais transmissível que as demais e vacinação evitará mais mortes na Paraíba, diz infectologista

"A gente sofreu com a variante Alpha a P1. Agora no começo do ano, todos presenciaram que chegamos a ter 70 óbitos em 24h...Essa variante tinha uma transmissibilidade 38% maior que a do ano passado. Já essa variante Delta...chega a ser 98% mais transmissível do que o vírus inicial do início da pandemia", alertou.

Variante Delta é 98% mais transmissível que as demais e vacinação evitará mais mortes na Paraíba, diz infectologista

De acordo com o médico, quanto mais rápido for a ampliação da cobertura vacinal, mais chances de barrar o impacto desse vírus. — Foto:reprodução

A nova variante Delta é 98% mais transmissível e requer vacinação em massa para que se evite ainda mais mortes pelo vírus da Covid-19 na Paraíba. Essa foi uma das avaliações do infectologista, diretor geral do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, Fernando Chagas ao programa Arapuan Verdade, desta segunda-feira (26).

“A gente sofreu com a variante Alpha a P1. Agora no começo do ano, todos presenciaram que chegamos a ter 70 óbitos em 24h, algo nunca antes visto, e essa variante tinha uma transmissibilidade 38% maior que a do ano passado. Já essa variante Delta, que surgiu na Índia, chega a ser 98% mais transmissível do que o vírus inicial do início da pandemia”, alertou. 

De acordo com o médico, quanto mais rápido for a ampliação da cobertura vacinal, mais chances de barrar o impacto desse vírus. “A ideia é correr com a aplicação da primeira dose e tentar ampliar para o máximo número de pessoas a cobertura vacinal. Quanto mais gente com essa primeira dose, menor a probabilidade do vírus Delta ter um impacto quando chegar aqui. Se trata de um vírus dos mais transmissíveis, se comparado com os demais”, destacou.  

“Se um vírus é muito transmissível, ele vai pegar muito mais gente ao mesmo tempo. De todos esses, o Delta é o que tem maior transmissibilidade. Então aquela mortalidade de 3% acaba tendo um impacto muito maior”, analisou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até o último boletim publicado no último domingo (25), o estado totaliza 8.938 mortes. O boletim registra ainda um total de 291.230 pacientes recuperados da doença, além de 418.377 casos confirmados da doença. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes