Paraíba

Veneziano inaugura nesta quarta Centro deApoio a deficientes e entrega órteses e próteses

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo e a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, inauguram nesta quarta-feira, 26, às 9h, no Serviço Municipal de Saúde

Veneziano inaugura nesta quarta Centro deApoio a deficientes e entrega órteses e próteses

O prefeito Veneziano Vital do Rêgo e a secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, inauguram nesta quarta-feira, 26, às 9h, no Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro), o Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência, que vai oferecer uma rede de atendimento às pessoas com algum tipo de deficiência, entre elas, as vítimas de amputação. No caso dos amputados, a partir de um acompanhamento fisioterapêutico, os pacientes serão preparados para a protetização, que pode ser decorrente de uma intervenção programada, em casos de pessoas portadoras de diabetes, ou após uma cirurgia imediata, em vítimas de acidentes de trânsito ou de trabalho.

O centro também irá oferecer, em parceria com a Associação dos Deficientes do Compartimento da Borborema, atividades como a reinserção no mercado de trabalho e orientação sobre os benefícios aos quais eles têm direito. O Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência será instalado no mesmo local onde já funciona o CRANESP (Centro de Referência em Atenção ao Portador de Necessidades Especiais), outro serviço oferecido pelo município e que é referência no atendimento de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física.

De acordo com a coordenadora municipal de Fisioterapia, Luzia Ângela Soares de Carvalho, a implantação deste serviço vai beneficiar uma demanda excluída socialmente, após uma intercorrência que pode acontecer em qualquer ciclo da vida, que é a amputação. “Somente o compromisso e a ousadia em sintonia com a necessidade social poderiam levar à implantação de um serviço dessa magnitude para o município de Campina Grande”, acrescentou a fisioterapeuta.

A partir da implantação do novo serviço, os pacientes serão encaminhados através dos hospitais e da Associação dos Deficientes do Compartimento da Borborema. Durante a solenidade de inauguração Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência, também serão entregues mais de cem órteses e próteses, entre cadeiras de rodas, tutores e botas ortopédicas a portadores de necessidades especiais.

Um dos diretores da Associação dos Deficientes do Compartimento da Borborema, Rodrigo Leite de Lima, disse que este serviço será de grande relevância e vem somar ao trabalho que já é realizado de forma permanente pela Prefeitura Municipal. O Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência vai funcionar como uma rede de atendimento e deve beneficiar aproximadamente 150 pessoas por mês.

 OUVIDORIA – A Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde, que funcionava na sede localizada na Avenida Assis Chateaubriand, vai passar a funcionar no Serviço Municipal de Saúde, em um local de fácil acesso à população e que vai oferecer melhores condições para as pessoas que procuram o serviço. Diferente da antiga sede, os usuários terão uma sala de recepção onde poderão aguardar o atendimento com mais conforto e registrar a sua reclamação, denúncia, sugestão ou elogio de forma mais reservada, explica a ouvidora Shirlene Rocha.

 

“Com as novas instalações, teremos um melhor acolhimento e mais humanização”, acrescentou a ouvidora, que agradeceu a sensibilidade da gestão municipal ao entender a importância de uma Ouvidoria. O horário de funcionamento do serviço na nova sede será mantido, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço, para que mesmo as pessoas que trabalham em horário comercial possam procurar pessoalmente o serviço.

As pessoas também podem utilizar os números de telefone 3315-5125, 0800 083 5100 (ligação gratuita) ou ainda o e-mail: [email protected]. A Ouvidoria é um canal de articulação entre o cidadão, que exerce o seu papel no controle social, e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS.

O serviço, que foi inaugurado pelo prefeito Veneziano Vital em junho de 2008, é mais um canal entre a gestão municipal e a população, como forma de participação dela na melhoria dos serviços oferecidos.

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