Cargo

Vital do Rêgo Filho agradece a confiança após ser eleito por unanimidade como novo presidente do TCU

O ministro Vital do Rêgo Filho foi eleito para o ano de 2025 e a escolha dele ocorreu por unanimidade,

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

Vital do Rêgo toma posse hoje como novo presidente do TCU sem presença de Lula

O paraibano Vital do Rêgo Filho foi eleito nesta quarta-feira (4) como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, por unanimidade. Na ocasião, ele agradeceu a confiança. “Quero agradecer à confiança de todos que me confiaram a posição nos próximos meses, no próximo ano, nesse Tribunal”, disse.

O ministro Vital do Rêgo Filho foi eleito para o ano de 2025. A escolha dele ocorreu por unanimidade, em votação dos nove ministros da corte.

Atualmente, ele é vice-presidente do TCU e vai substituir o ministro Bruno Dantas. Também de maneira unânime, o ministro Jorge Oliveira foi escolhido pelos pares como novo vice-presidente da corte. A posse dos eleitos está marcada para a próxima quarta (11).

Vital do Rêgo Filho

Vital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Ele assumiu o cargo de ministro em 2014 do TCU, por indicação do Senado Federal. Antes disso, teve longa trajetória política: em sua cidade natal, foi vereador por dois mandatos (1989 a 1995); depois, foi deputado estadual por três vezes consecutivas (1995 a 2007) e deputado federal (2007 a 2011). Em 2010, foi eleito senador, cargo que ocupou por quatro anos, até assumir a vaga deixada pelo então ministro Raimundo Lira no TCU.

ital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande
ital do Rêgo Filho tem 61 anos e é natural de Campina Grande

No Congresso, o paraibano presidiu várias comissões, como a de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, e atuou como relator de reformas do Código de Processo Civil e do Código Penal. No ano em que foi indicado ao TCU, o novo presidente chegou a concorrer ao governo da Paraíba, mas não avançou ao segundo turno.

Ele é conhecido ainda por pertencer a uma tradicional família de políticos paraibanos. O pai, Antônio Vital do Rêgo, foi jurista e deputado federal pelo estado. A mãe, Nilda Gondim, foi senadora da República. Já Veneziano Vital do Rêgo, atual senador pelo MDB-PB e ex-prefeito de Campina Grande, é irmão do ministro.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Justiça mantém decisão que nega fornecimento de canabidiol pelo Estado da Paraíba a pessoa com autismo

2

Paraíba

Novo marco comercial e tecnológico, Le Labo valoriza João Pessoa e eleva o urbanismo local

3

Paraíba

Ataque a tiros termina com homem ferido com disparos de arma de fogo próximo ao Mercado do Varadouro

4

Paraíba

Wallber Virgolino anuncia que vai reapresentar pedido de CPI do Padre Zé: “dois secretários envolvidos é vergonhoso”

5

Paraíba

Turnê CAJU: Liniker anuncia show em João Pessoa para mês de março