Saúde

Você sabe com que frequência deve trocar a escova de dentes?

Ela é a protagonista da limpeza da boca, junto com o fio dental. E por seu uso diário o desgaste é maior. Então você sabia que de tempos em tempos a escova deve ser substituída?

Você sabe com que frequência deve trocar a escova de dentes?

De acordo com o dentista Heleno Marcenes, não se deve passar mais de três meses com a mesma escova de dentes. ​ — Foto:Reprodução

A saúde bucal pode ficar comprometida por diversos fatores, entre eles a falta da troca da escova dental. Ela é a protagonista da limpeza da boca, junto com o fio dental. E por seu uso diário o desgaste é maior. Então você sabia que de tempos em tempos a escova deve ser substituída?. De acordo com o dentista Heleno Marcenes, não se deve passar mais de dois meses com a mesma escova de dentes. 

“A saúde bucal requer muita atenção, que vai além das escovações após as refeições. Deve-se saber também que a escova tem que ser trocada quando as cerdas começarem a apresentar desgaste, uma vez que são as responsáveis pela limpeza ao eliminarem o acúmulo de bactérias e sujeiras que são prejudiciais para a saúde”, explicou o dentista. 

Ele também destaca que escovas devem ser guardadas em ambientes longe de contaminação. “Sabemos que as bactérias podem proliferar na escova de dentes através da boca ou mesmo do ar, motivo que justifica o cuidado com o local onde a escova é guardada. Deve-se evitar guardar dentro dos banheiros que são locais onde circulam bactérias que podem contaminar a escova”, ressaltou.

Ainda segundo ele, mesmo a escovação sendo feita diariamente, deve-se estar atento ao modo da escovação para garantir uma limpeza total da boca. “A escovação tem que ser feita com movimentos e tempo corretos, do contrário pode gerar uma higiene deficiente e consequentemente problemas de inflamações da gengivas e cáries, para além de outros problemas de saúde oral”, explicou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba