Notícias Policiais

Corpo de Bombeiros altera normatização de saídas de emergência

Antes, essa matéria era tratada pela Norma Brasileira (NBR) de número 9.077, até então adotada pelo CBMPB.

Corpo de Bombeiros altera normatização de saídas de emergência

As edificações do tipo casa de show, comércio, shopping, edifícios residenciais e outros devem ficar atentos às mudanças no que diz respeito à normatização de saídas de emergência.  Isso porque o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) elaborou uma nova norma técnica (012/2014) específica para a aplicação no Estado. Antes, essa matéria era tratada pela Norma Brasileira (NBR) de número 9.077, até então adotada pelo CBMPB.

Conforme o tenente Rafael Andrade, da Diretoria de Atividades Técnicas da corporação, a legislação passa a valer já para os edifícios a serem construídos este ano. Com relação aos que já estão prontos ou em construção, “vamos buscar o diálogo com os proprietários e a adequações dentro do que for possível, pois sabemos que algumas estruturas não podem ser modificadas”.

Segundo ele, entre as principais mudanças aparece o alargamento das portas de saídas de emergência, que passam de um 1m e 10 cm para 1m e 20 cm, e a exigência de duas portas de emergência para eventos com concentração de público acima de 300 pessoas – sendo cada uma delas com distância mínima de 10 m.

Também passou a ser requerida a instalação da barra de pânico em locais com concentração acima de 100 pessoas e agora é permitida a instalação de escadas externas em edificações de até 45 metros, o que equivale a um edifício de 15 andares.

“A verticalização das edificações exigem mais medidas de segurança, para que em caso de incêndio haja uma evacuação mais eficiente e rápida. Por isso, estamos sempre revisando e atualizando as normas técnicas (NTs) referentes à proteção contra incêndio e pânico”, explicou o tenente Rafael Andrade, ao informar que a nova NT está acessível no site do Corpo de Bombeiros (www.bombeiros.pb.gov.br/normas-tecnicas).

Dúvidas e mais informações também podem ser sanadas através do telefone da DAT (3214-5602) ou pessoalmente na sede da unidade, das 8h às 13h, na avenida Tabajaras, 1060 – Centro de João Pessoa.

 

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Corpo de jovem de 15 anos, que estava desaparecido, é localizado e três suspeitos são presos em Santa Rita

2

Notícias Policiais

Pedofilia: polícia cumpre mandado contra suspeito de criar perfil falso para pedir ‘nudes’ a adolescente, em João Pessoa

3

Notícias Policiais

PRF intercepta veículo suspeito e descobre 20kg de cocaína no porta-malas

4

Notícias Policiais

Noite violenta: Grande João Pessoa registra três homicídios

5

Notícias Policiais

Homem é morto com disparos de arma de fogo em Bayeux