
(Foto: Freepik)
Após um mutirão de procedimentos oftalmológicos no Hospital de Clínicas de Campina Grande identificar mais de vinte pessoas com complicações decorrentes das cirurgias e a suspensão do contrato com a empresa responsável, o secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, explicou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (21), que medidas para responsabilizar os autores das irregularidades já estão sendo tomadas. Além disso, o gestor esclareceu que deve existir maior consciência das equipes médicas.
“Conscientização da equipe médica. Quem vai aplicar o medicamento no olho do paciente tem que olhar o prazo de validade. Não há mecanismo de controle possível que se faça…além da consciência da equipe médica, que precisa ter a consciência…um aspecto ético que norteei os procedimentos… isso vai melhorar muitos hábitos… Assim, iremos colher um novo comportamento social nessa pauta”, explicou o secretário como acompanhou o ClickPB. A fala do gestor alerta para uma das linhas de investigação evidenciar frascos de medicamentos vencidos sendo utilizados nas cirurgias.
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) está apurando as denúncias que estão circulando sobre erros cometidos durante o mutirão. De acordo com a promotora de Justiça, Adriana Amorim, foi instaurada a Notícia de Fato 003.2025.005943, na manhã desta terça-feira, a partir de notícias publicadas por veículos de comunicação relatando que pacientes tiveram complicações graves, como infecções e perda de visão, após intervenções.
Ainda segundo o secretário, já está sendo providenciado, com previsão para o mês de julho, um novo lançamento de edital para novas contratações de novas empresas para atender as demandas de Saúde do estado.
Saiba mais:
- PB Saúde convocará aprovados em concurso para quatro hospitais nos próximos meses, revela Jhony Bezerra
- Aprovados no concurso da PB Saúde serão convocados nas próximas semanas, anuncia superintendente
- Concurso PB Saúde: divulgado resultado definitivo das provas objetivas
- Saúde da Paraíba investiga cirurgias com medicamentos vencidos e suspende contrato com empresa; nove pacientes estão em tratamento
- MP apura denúncias sobre mutirão de cirurgias em Campina Grande e Secretaria de Saúde tem 10 dias para prestar esclarecimentos
- Mutirão de catarata do Opera Paraíba no Hospital de Clínicas tira 400 pessoas da fila de espera
